Dólar Em baixa
5,116
28 de abril de 2024
domingo, 28 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em baixa
5,116

Lançada linha de crédito para comunidade do Programa Ocupação Social

baestesUma parceria entre o Banestes e a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos (SEDH) levará crédito mais barato para autônomos e microempreendedores estabelecidos em áreas onde ocorre o Programa Ocupação Social. Central Carapina, na Serra, será o primeiro bairro a receber essa novidade.

Chamada de CredComunidade Banestes, essa nova opção de crédito será apresentada na manhã desta terça-feira (20), na sede do Banco Comunitário Passarela, instalado no próprio bairro (Rua Apiacá, nº 01, Central Carapina, em frente à unidade de saúde).

A linha de financiamento vai oferecer aos interessados um limite de crédito de até R$ 3 mil. A taxa de juros é de 1% ao mês, com prazo de pagamento de até 30 meses e carência de até seis meses.

O crédito será ofertado pelo Banco Passarela e contratado na agência do Banestes de Jardim Limoeiro. Para fazer o pedido, é necessário que o microempreendedor resida em Central Carapina há mais de dois anos e tenha participado de, pelo menos, duas ações locais do Programa Ocupação Social.

Não é preciso ter renda comprovada. A capacidade ou expectativa de capacidade de pagamento é apurada por meio de levantamento socioeconômico. Um ponto importante é que o interessado não pode ter restrições de crédito ativas.

Duas modalidades de crédito estarão disponíveis: capital de giro e investimento fixo. O primeiro serve para dar continuidade às operações do empreendimento, seja para aquisições para o estoque ou para despesas operacionais. Já o outro financia máquinas e equipamentos diversos, além da contratação de serviços específicos.

Como ter acesso

Ter acesso ao CredComunidade é bem simples: basta ir ao banco comunitário. O agente de crédito local faz o primeiro atendimento e visita o cliente, levantando dados do empreendimento. O próprio agente dá seu parecer e encaminha para análise do banco comunitário.

O processo é levado para apreciação do Comitê de Crédito Comunitário, com análise e parecer do gerente do Banestes de Jardim Limoeiro. Se aprovado, o Banestes entra em contato com o cliente para realizar os procedimentos de formalização de liberação do crédito.

“O crédito pode ser usado para compra de equipamentos, como um secador de cabelo para o salão, uma máquina de costura para o atelier, por exemplo. É um projeto piloto, sendo uma forma de gerar oportunidades de empreendedorismo e desenvolvimento local com o acesso mais fácil ao crédito”, destacou a gerente-geral de Crédito para Investimento e Desenvolvimento do Banestes, Daniela Lana.

Ocupação Social

O Programa Ocupação Social é uma política prioritária do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), que atua nas áreas de maior vulnerabilidade social e, consequentemente, que concentram o maior número de homicídios, em especial o de jovens, com idade entre 15 e 24 anos.

O poder público, articulado com diferentes atores da sociedade civil, leva desde 2015 ações e atividades socioemocionais para 26 áreas de nove municípios, promovendo a inclusão e a prevenção, por meio da educação, da qualificação, da cultura, do esporte, do empreendedorismo, da geração de renda e do desenvolvimento econômico local.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas