Em comunicado emitido no último sábado (22), a Arquidiocese de Vitória, demonstrou preocupação com o fato de a prefeitura de Vitória ter remarcado o desfile das escolas de samba em 2022 para o início da Semana Santa. O documento, assinado pelo coordenador arquidiocesano, padre Renato Criste, diz que a mudança foi importante, por conta do aumento de casos do novo coronavírus, mas não deve confundir os religiosos.
A preocupação do religioso é quanto o período mais importante para a Igreja Católica. Na Semana Santa, entre o Domingo de Ramos e a Páscoa, os católicos jejuam e buscam fugir de eventos que não sejam a agenda da igreja, com missas, via sacras, adorações. Todos, inclusive, que si distanciam de festas.
O desfile, em Vitória, que seria realizado no Sambão do Povo entre os dias 17 e 19 de fevereiro, foi adiado para 7 a 9 de abril. A folia de rua, no entanto, não será permitida na capital capixaba, bem como diversas cidades do Espírito Santo, segundo já decretaram os prefeitos.
Ano passado o prefeito Pazolini alterou o calendário de feriados, como forma de reduzir a movimentação nas ruas e como medida de controle da pandemia na capital. Entretanto, desagradou a Igreja Católica, uma vez que não foi consultada sobre a decisão de antecipação dos feriados religiosos do Dia de Nossa Senhora da Penha, Corpus Christi e dia de Nossa Senhora da Vitória.
Leia o comunicado na íntegra:
“Caros Párocos, Vigários, Administradores Paroquiais, Diáconos e Leigos e Leigas das Paróquias da Área Pastoral de Vitória
Conforme foi noticiado, a Prefeitura Municipal de Vitória alterou as datas dos desfiles de carnaval no município, atendendo às normas sanitárias e econômicas, devido a pandemia intensificada pela variante Ômicron do vírus. A mudança é indicada como uma medida importante para o controle pandêmico.
A Arquidiocese de Vitória soube da mudança e as datas propostas: 07,08 e 09 de Abril, que convergem com o nosso calendário, coincidindo com o final da Quaresma e o início da Semana Santa.
Contudo, isso não deve nos afetar ou confundir, enfraquecendo o nosso Espírito Quaresmal e, tão pouco, desviar o nosso caminhar para uma Semana Santa dentro do Espírito Evangélico. Muito pelo contrário, devemos celebrar com profunda piedade, reverencia e amor esse Tempo Sagrado, no qual vivenciamos e fazemos memória do coração de nossa experiência de Fé que é a Paixão Morte e Ressurreição do Senhor.
Certos que podemos contar sempre com o empenho e com o compromisso evangelizador de cada Presbítero, Diácono, Leigos e Leigas de nossa Área Pastoral de Vitória.
Nos despedimos, em Jesus Cristo Nosso Senhor
Pe. Renato Criste Crove
Coordenador Arquidiocesano de Pastoral”










