Arquidiocese de Vitória pede que católicos não se confundam com carnaval na Semana Santa

Em comunicado emitido no último sábado (22), a Arquidiocese de Vitória, demonstrou preocupação com o fato de a prefeitura de Vitória ter remarcado o desfile das escolas de samba em 2022 para o início da Semana Santa. O documento, assinado pelo coordenador arquidiocesano, padre Renato Criste, diz que a mudança foi importante, por conta do aumento de casos do novo coronavírus, mas não deve confundir os religiosos.

A preocupação do religioso é quanto o período mais importante para a Igreja Católica. Na Semana Santa, entre o Domingo de Ramos e a Páscoa, os católicos jejuam e buscam fugir de eventos que não sejam a agenda da igreja, com missas, via sacras, adorações. Todos, inclusive, que si distanciam de festas.

O desfile, em Vitória, que seria realizado no Sambão do Povo entre os dias 17 e 19 de fevereiro, foi adiado para 7 a 9 de abril. A folia de rua, no entanto, não será permitida na capital capixaba, bem como diversas cidades do Espírito Santo, segundo já decretaram os prefeitos.

Ano passado o prefeito Pazolini alterou o calendário de feriados, como forma de reduzir a movimentação nas ruas e como medida de controle da pandemia na capital. Entretanto, desagradou a Igreja Católica, uma vez que não foi consultada sobre a decisão de antecipação dos feriados religiosos do Dia de Nossa Senhora da Penha, Corpus Christi e dia de Nossa Senhora da Vitória.

Leia o comunicado na íntegra:

“Caros Párocos, Vigários, Administradores Paroquiais, Diáconos e Leigos e Leigas das Paróquias da Área Pastoral de Vitória​

Conforme foi noticiado, a Prefeitura Municipal de Vitória alterou as datas dos desfiles de carnaval no município, atendendo às normas sanitárias e econômicas, devido a pandemia intensificada pela variante Ômicron do vírus. A mudança é indicada como uma medida importante para o controle pandêmico.

A Arquidiocese de Vitória soube da mudança e as datas propostas: 07,08 e 09 de Abril, que convergem com o nosso calendário, coincidindo com o final da Quaresma e o início da Semana Santa.

Contudo, isso não deve nos afetar ou confundir, enfraquecendo o nosso Espírito Quaresmal e, tão pouco, desviar o nosso caminhar para uma Semana Santa dentro do Espírito Evangélico. Muito pelo contrário, devemos celebrar com profunda piedade, reverencia e amor esse Tempo Sagrado, no qual vivenciamos e fazemos memória do coração de nossa experiência de Fé que é a Paixão Morte e Ressurreição do Senhor.

Certos que podemos contar sempre com o empenho e com o compromisso evangelizador de cada Presbítero, Diácono, Leigos e Leigas de nossa Área Pastoral de Vitória.

Nos despedimos, em Jesus Cristo Nosso Senhor              

Pe. Renato Criste Crove                         
Coordenador Arquidiocesano de Pastoral”

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas