A Câmara Municipal de Cariacica realizou nesta sexta-feira (26) a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da futura sede própria do Legislativo municipal. O evento aconteceu no terreno onde será construído o novo prédio, localizado entre os bairros Alto Dona Augusta e Vera Cruz, como parte das comemorações pelos 136 anos de emancipação do município.
A área destinada à obra possui 5.355,90 metros quadrados e foi cedida pela Prefeitura de Cariacica por meio da Lei Municipal nº 6.714/2024. Com a construção, será a primeira vez que a Câmara contará com uma estrutura planejada especificamente para suas atividades desde a criação do município.
De acordo com o projeto apresentado, o novo complexo terá aproximadamente 2,5 mil metros quadrados de área construída. A estrutura será composta por dois pavimentos destinados ao plenário e um bloco administrativo de três andares.
O projeto também prevê estacionamento, guarita para controle de acesso de pedestres, muro em gradil de vidro e um talude preparado para possibilitar futuras ampliações da estrutura.
No bloco administrativo estão previstos auditório, salas de reunião, copa, refeitório, banheiros, 24 gabinetes parlamentares e um espaço rooftop destinado à realização de eventos institucionais de pequeno porte.
Durante a cerimônia, o presidente da Câmara, vereador Lelo Couto, destacou o caráter histórico da iniciativa e informou que a expectativa é entregar o plenário ainda neste ano. Segundo ele, o prédio receberá o nome de Dr. Aurédio Couto, ex-vereador de Cariacica.
O parlamentar também ressaltou a parceria entre os poderes municipais para viabilizar a construção da sede.
A nova estrutura tem como objetivo centralizar as atividades legislativas em um espaço próprio, ampliando a capacidade de atendimento administrativo e institucional da Câmara Municipal de Cariacica. Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre o investimento total da obra nem o prazo completo para conclusão de todas as etapas do projeto.










