Dólar Em alta
5,077
13 de maio de 2024
segunda-feira, 13 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,077

Cozinha Solidária: ação distribui marmitas para população em vulnerabilidade em Vitória

Em meio à crise de Covid-19, que afetou diversas famílias capixabas e as colocou em situações de fome, insegurança alimentar e desemprego, um sopro de esperança visa ajudar essas pessoas. O projeto Cozinha Solidária do Território do Bem, formado pela união de movimentos sociais, distribui semanalmente cerca de 200 marmitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social no bairro Itararé, em Vitória.

Josi Santos, que é uma das coordenadoras da cozinha, advogada popular quilombola e co-gestora do Fórum de Juventude do Território do Bem, explica que a ação foi inspirada em modelos de cozinhas que já acontecem em outros estados, por iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Cozinha Solidária: ação distribui marmitas para população em vulnerabilidade em Vitória
A Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) fornece alimentos in natura para o projeto. Foto: Haimon Verly

“A Frente do Povo sem Medo, com auxilio de diversas organizações de nove comunidades periféricas de Vitória, trouxe a iniciativa para o Espírito Santo. A ideia é oferecer marmita gratuita para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social. Sabemos que muitos tiveram uma queda abrupta de renda, principalmente na periferia, tendo em vista a redução do auxílio emergencial. Muitas famílias não podem prover a alimentação e,, por isso, montamos a cozinha”.

Funcionando desde o dia 26 de junho e localizada na Paróquia Santa Teresa de Calcutá, em Itararé, a cozinha é realizada pela frente Povo Sem Medo, pelo Fórum de Juventude do Território do bem, pela Pastoral Povo de Rua e conta com o apoio do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA), do Sapê do Norte, além de um patrocínio do Sindipetro para o fornecimento de gás. O horário de funcionamento da cozinha é das 7h às 14h aos sábados, e a distribuição das marmitas é feita a partir das 11h.

Além da distribuição para as pessoas que vão até a Paróquia, também há o olhar para moradores de rua. “Nós fazemos um cadastramento prévio para a distribuição com as lideranças comunitárias, até para evitar aglomeração, mas também contemplamos moradores de rua. Sempre há um excedente das marmitas para essas pessoas que não tem condições e não podem ficar sem comida”.

Cozinha Solidária: ação distribui marmitas para população em vulnerabilidade em Vitória
A cozinha já começa a funcionar às 7h todos os sábado. Foto: Haimon Verly

Com a chegada do inverno, também há um olhar para a questão do vestuário para além das marmitas que são distribuídas todos os sábados. Já foi feita uma ação de varal solidário com algumas doações da própria paróquia, mas a intenção é ampliar esse outro braço do projeto. Josi também afirmou que o projeto está se estruturando para, em breve, levar a Cozinha Solidária para Cariacica.

Quem quiser contribuir com a ação pode doar pelo pix [email protected] ou então comparecer na Paróquia Santa Teresa de Calcutá, localizada na rua Argeu Farias Gomes, número 62, de segunda a sexta-feira à partir das 14h.

Foto: Haimon Verly/Divulgação

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas