Dólar Em alta
5,077
13 de maio de 2024
segunda-feira, 13 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,077

Espírito Santo na trilha das energias renováveis

Diminuir os impactos ambientais deveria ser prioridade das empresas. Apesar de ser uma prática ainda incipiente na maioria dos casos, é possível ver o crescimento desta preocupação com a preservação do meio ambiente, no investimento com as energias renováveis.

Em julho de 2020, após um período de 12 meses para sua implantação, a Usina Termelétrica a Biogás (UTE), que faz parte do Parque de Ecoindústrias da Marca Ambiental, em parceria com a Liberum Energia, começou a operar. Segundo o diretor da empresa, Gustavo Ribeiro, nela a energia renovável é gerada por meio do biogás vindo dos resíduos da Central de Tratamento da Marca.

“O biogás é feito quando os resíduos se decompõem. Depois ele é captado através de uma rede de tubulação da Liberum e enviado para a planta industrial, para passar pelo tratamento. Em seguida o biogás já está preparado para ser enviado aos motores, onde a energia é gerada e injetada na concessionária de energia. Atualmente a usina tem capacidade energética de 3MW (megawatts), equivalente ao abastecimento de uma cidade de cerca de 30 mil habitantes”, afirma o diretor.

Economia

O diretor da Liberum Energia, Filipe Barone, explica que isso está relacionado à logística reversa, quando o lixo é transformado em uma fonte de energia limpa, promovendo a valorização sustentável dos gases gerados. Além disso, a empresa que adere ao sistema de compensação da energia contribui pagando ao consórcio pela energia com desconto. Logo, os clientes conseguem, em média, economizar uma conta de energia por ano e em torno de 15% ao mês.

Ribeiro ainda conta que a planta industrial instalada na Central de Tratamento de Resíduos da Marca, tem a previsão de que no primeiro semestre de 2022 gere energia no patamar de 5MW, tendo cinco motores em funcionamento. “Ou seja, é o equivalente ao abastecimento de um município de 50 mil habitantes”, diz.

Energia solar no ES

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a energia solar distribuída no Espírito Santo o coloca na décima oitava posição do ranking nacional da Absolar, já que, sozinho, o estado corresponde por 1,8% do parque brasileiro de energia solar distribuída.

Logo, o estado ganha destaque no seu centro de desenvolvimento de energia solar, de acordo com o coordenador estadual da Absolar no Espírito Santo, Vitor Romero.

“A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de desenvolvimento sustentável, econômico e social para os capixabas, com geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, argumenta.

Além disso, o presidente executivo da Absolar, Rodrigo Sauaia, considera que a energia solar fotovoltaica terá função cada vez mais estratégica para o atingimento das metas de desenvolvimento socioeconômico e sustentável no país. “A tecnologia fotovoltaica é essencial para a recuperação da economia após a pandemia, sendo a fonte renovável que mais gera empregos no planeta”, fala.

A Absolar ainda informa que o Espírito Santo possui atualmente 7.676 sistemas em operação, que abastecem cerca de 8.728 consumidores, espalhados por 78 cidades, ou seja, 100% dos municípios capixabas.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas