Dólar Em alta
5,077
12 de maio de 2024
domingo, 12 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,077

Com volume superior a 140 mm de água, ES está em alerta máximo

Com volume superior a 140 mm de água, ES está em alerta máximo
Foto: Arquivo ESHOJE

O volume de água da chuva considerado normal em 24 horas é de 30 milímetros, mas 21 cidades capixabas superaram, e muito, esta marca. Por conta disso, o estado do Espírito Santo está em alerta máximo. Ao todo, nove pessoas morreram desde 17 de janeiro, sendo uma criança soterrada em Irupi na noite desta sexta-feira (24).

A cidade de Muniz Freire teve recorde nas últimas 24 horas, pois na cidade, a precipitação atingiu um volume de 145.2 mm. Irupi e Iúna ficam atrás, com 137.6 mm e 113.6 mm, respectivamente.

O risco de movimento de massa ainda existe, e é alto, para Aracruz, João Neiva, Muniz Freire, Serra, Vitória, Conceição do Castelo, Afonso Cláudio, Ibitirama e Brejetuba. De acordo com o último boletim da Defesa Civil, há risco de enxurrada para Muniz Freire. As demais cidades que estão enfrentando chuva também possuem riscos, mas moderados.

Iconha possui 1.919 desalojados, 58 desabrigados e 4 pessoas vieram a óbito até o momento. Logo em seguida, estão Alfredo Chaves, com 1.640 desalojados, nenhum desabrigado, duas pessoas feridas e três óbitos, e Vargem Alta, com 1.020 desalojados, 58 desabrigados, e nenhum óbito. Há uma pessoa desaparecida no município de Castelo, mas ninguém está desalojado ou desabrigado na cidade. Ao todo, o Espírito Santo tem 4.724 pessoas desalojadas, 199 desabrigadas, duas feridas, uma desaparecida e nove óbitos.

 

OCORRÊNCIAS

Alegre
Neste sábado (25), famílias estão ilhadas no distrito de Rive. A PCH Francisco Gross está sob monitoramento, e moradores à jusante foram orientados a procurarem lugares mais altos para ficar.

 

Alfredo Chaves
40 pontes que dão acesso às comunidades estão danificadas ou destruídas.

 

Apiacá
O distrito de José Carlos sofreu inundação, e cerca de 30 famílias tiveram de deixar suas casas. A ES-297 Pontal do Itabopoana e Iuru foi totalmente interditada.

 

Castelo
O município está inundado, com mais de 50 famílias ilhadas ou precisando de resgate em situação difícil. Cerca de 15 casas danificadas pelas chuvas e enchentes.

O Hospital Santa Casa está com dificuldade de acesso. Parte do local foi atingido pelas águas. Monitoramento está sendo feito para haver transferência de pacientes.

Duas Unidades de Saúde foram atingidas, mas não houve perda de medicamentos e vacinas.

Queda da ponte de Guaçuí. Guarnições de Bombeiros com embarcações retirando pessoas isoladas.

Igreja e escola da comunidade Morro Vênus foram alagadas. O abastecimento de água foi interrompido, e a captação da Cesan realizada no Rio Caxixe está assoreada. Uma pessoa está desaparecida no município.

 

Conceição do Castelo
Deslizamento de talude sobre parte de uma residência deixou uma vítima, uma criança de 10 anos.

 

Iconha
Equipes finalizando os trabalhos de sábado do mutirão de limpeza da cidade.

 

Irupi
Um deslizamento de terra com vítima soterrada. Há vários pontos de deslizamento com perdas materiais.

 

Iúna
Duas residências desabaram. Houve quatro vítimas: um casal de idosos, uma criança e um homem. Todos foram socorridos por populares, e o homem que estava sozinho em uma das casas fraturou o braço.

Uma criança, vítima de deslizamento de terra, veio a óbito no Córrego Santa Clara.

Vários acessos estão obstruídos, comunidades estão isoladas. Equipes de bombeiros estão no local.

 

Mimoso do Sul
Distrito de Ponte do Itabapoana inderditado com a cheia do rio Itabapoana. Cerca de 22 famílias estão desalojadas até o momento. Trânsito interrompido nos dois sentidos.

 

Muniz Freire
Deslizamento de terra com uma vítima soterrada.

 

Acesse o último boletim da Defesa Civil deste sábado (25).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas