Dólar Em baixa
5,116
28 de abril de 2024
domingo, 28 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,116

Escola abandonada em Vitória vira abrigo de moradores de rua e usuários de drogas

Escola abandonadaO Centro de Vitória sofre com as ações do tempo e com a danificação de seus imóveis. Um dos espaços que sofre com o descuido e descaso com o bairro é o antigo prédio do Colégio São Vicente de Paula.

Em 2013 a edificação, que fica na Rua Muniz Freire, completou 100 anos de fundação. O local, que abrigou a primeira escola particular de Vitória, serve agora de esconderijo para moradores de rua, usuários de drogas e abrigo de focos de proliferação da dengue, oferecendo diversos riscos para a comunidade.

Os moradores dos arredores da antiga escola vivem com o medo constante, pois além dos riscos de saúde que sofrem, alguns ainda são ameaçados pelos desabrigados e usuários de droga que com frequência ocupam o prédio. Eles se recusam a dar entrevista em prevenção da própria segurança.

Em 2014, a prefeitura de Vitória, assinou uma ordem de serviço para contratação de projetos complementares para restauração e adaptação do prédio. Um projeto de investimento de R$ 127,6 mil que nunca começou a ser posto em prática.

Segundo moradores da região, diversos protocolos foram feitos na prefeitura solicitando um posicionamento a respeito da situação do prédio. Porém as únicas medidas tomadas foram a colocação de uma cerca, que já foi cortada por vândalos, o bloqueio de algumas portas e janelas com alguns blocos de cimento e o bloqueio do portão, mas que não impedem em nada as invasões que acontecem a qualquer hora do dia.

A Secretaria Municipal de Cultura de Vitória informou que foi desenvolvido para o prédio um projeto de extensão da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi. O complexo abrigará salas de teatro, dança e música, miniauditório, além de toda adaptação para as normas de acessibilidade. Mas até o momento, o projeto está em fase de captação de recursos.

A prefeitura informou por nota que a limpeza é realizada periodicamente e que dentro de alguns dias será feita a vedação total do local.

Histórico

A edificação do final do século XIX foi moradia do ex-governador Muniz Freire durante muitos anos e a partir de 1913 passou a abrigar o Externato São Vicente de Paulo. A instituição foi fundada pelos irmãos Aristóbolo, Kosciuszko e Miguel Barbosa Leão, que ocupavam os cargos de diretor, vice-diretor e secretário respectivamente. Depois o prédio funcionou também como internato, escola de instrução militar e, mais tarde, com ensino secundário e curso de formação de professores

No ano de 1971 a escola foi doada para a Prefeitura Municipal de Vitória e passou a fazer parte do sistema municipal de ensino. Em 2006, a escola foi transferida devido a alguns problemas estruturais que o antigo prédio já possuía, e até hoje funciona no antigo Colégio do Carmo.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas