Em busca de novos espectadores, mas acenando fortemente para os antigos fãs, estreou na em 1º de agosto Batman Cruzado Encapuzado, nova animação do morcegão, com todos os 10 episódios liberados na Prime Video. Com desenvolvimento de Bruce Timm; produção de Matt Reeves e J.J. Abrams; Ed Brubaker como showrunner; e Greg Rucka como um dos autores da equipe criativa, o seriado acerta em cheio ao trazer uma ambientação noir, vilões icônicos em novas roupagens e um carismático elenco de apoio.
Cruzado Encapuzado se passa nos primeiros dias de Bruce Wayne como Batman, mas ambientado em uma Gotham City dos anos 1940. Essa diferença dá o tom ao seriado, que busca na Era de Ouro dos quadrinhos (e na mesma época de criação do Batman – 1939) um ritmo mais cadenciado para os roteiros. O foco apresentado é em mostrar o herói como um detetive, que utiliza suas habilidades e equipamentos para solucionar os desafios e conseguir informações para derrotar os muitos vilões da série.
Em cada um dos episódios, que têm em média 25 minutos, os produtores conseguiram um raro efeito de equilibrar as atenções para o personagem principal, seu vasto elenco de apoio e em personalizar e reapresentar a galeria de antagonistas do Batman. O foco está em três “momentos” distintos: Bruce Wayne e Alfred conversando e investigando os crimes na cidade; a força policial de Gotham atuando; e as motivações e ação do vilão/vilã da vez.
Homem-Morcego para maiores
O seriado não é para crianças. Não chega a ser violento que necessite de uma classificação etária restrita, mas contém várias cenas de homicídios e uma abordagem mais madura que será melhor compreendida por adolescentes e adultos. Os vilões estão mais sombrios e com visuais assustadores (bons exemplos são Cara de Barro e Duas-caras) e Gotham City está escura, com tons cinzentos mais destacados. Claro que ter Bruce Timm como produtor da animação cria uma inevitável ponte com a Série Animada, exibida entre 1992 a 1995, sucesso entre os fãs mais antigos do Batman.
A concepção dos personagens é bem parecida com os da Série Animada. Por exemplo, Harvey Bullock tem a mesma estrutura física, mas com um bigode na nova animação para diferenciá-lo. Bruce Wayne tem um rosto mais jovial e redondo, diferenciando do queixo quadrado dos desenhos anteriores, mas ainda muito próximo do versão antiga. Além disso, algumas liberades foram tomadas dentro do seriado, sem nenhum prejuízo para o cânone do Batman. Alfred é gordinho (relebrando sua primeira versão, ainda da Era de Ouro); Harley Quinn é morena; Comissário Gordon, Barbara Gordon e detetive Flass são negros; e Pinguim é uma mulher.
A trama é simples e envolvente. Batman começa a atuar combatendo o crime organizado de Gotham e a corrupção na força policial. Ao mesmo tempo, vilões fantasiados começam a operar na cidade, ocupando o tempo do herói. Para dar mais um toque de desafio, logo no início da temporada o prefeito determina que os policiais comecem uma cruzada para prender o Morcegão. Se soma ao bolo uma campanha eleitoral pela prefeitura, com o promotor público Harvey Dent como um dos concorrentes.
Atenção aos detalhes
Os episódios de Cruzado Encapuzado estão recheados de easter eggs. Vale ficar atento às manchetes de jornais e aos nomes citados pelos personagens. Rei Tut, Ferris Boyle, Hera Venenosa e Circo Haly são apresentados em curtos momentos, demonstrando que esse novo universo conta com todos os bons elementos do cânone dos 85 anos do Batman.
Por último, vale o registro da excelente dublagem do seriado, que traz de volta Márcio Seixas como Batman e da sonorização de alto nível.
Cruzado Encapuzado é uma série focada nos fãs do Batman, mas que agrada a todos os públicos. Inteligente, vibrante, com personagens envolventes e divertidos e direção de arte caprichada é tarefa difícil não maratoná-lo. Se ele tem algum defeito é não ter mais episódios.
Serviço:
Batman Cruzado Encapuzado
10 episódios
Disponível na Prime Video
***
Obrigado pela companhia e aguardamos os comentários, críticas, sugestões e informes de eventos. Escreva para geek@eshoje.com.br. Até semana que vem!
Parece bem legal! Vou dar uma espiada nisso…
Ótima resenha, assisti o primeiro episódio e gostei muito do resultado. muito bom mesmo..