Dólar Em alta
5,077
9 de maio de 2024
quinta-feira, 9 de maio de 2024
Gustavo Tenorio
Gustavo Tenorio
Gustavo Tenorio é fã do Batman, jogador de RPG, perna de pau no Fifa e acompanha seu filho Cesar nas partidas de Fortnite.

Departamento da Verdade: conspirações e crítica ácida à desinformação

Terra plana, reptilianos no comando das principais nações do planeta, criaturas milenares circulando por locais inabitados. Tudo isso é verdade. Mais verdade ainda se seu tio compartilhou no grupo de WhatsApp da família. O premiado escritor James Tynion IV se juntou ao desenhista Martin Simmonds para criar O Departamento da Verdade, uma história ácida de mistério e conspirações que aborda a onda de desinformação que assola todos os países do mundo.

Departamento da Verdade: conspirações e crítica ácida à desinformaçãoA premissa de Tynion é simples. Se houver uma quantidade considerável de pessoas que acreditem em um fato, por mais ilógico que ele seja, isso fará com que uma representação desse fato se torne real. Por exemplo, em um dos momentos mais inusitados da HQ, dois agentes do Departamento da Verdade, agência estadunidense encarregada de encontrar, catalogar e solucionar esses casos, vai até o “fim do mundo”, onde começa a tomar forma uma “borda” da Terra. Tudo isso por conta de milhares que creem que isso é verdade. Assustador, não é?

Não é mostrado na HQ quando o Departamento da Verdade começa a operar, mas começamos a acompanhar suas atividades quando acontece um evento extremamente marcante para todo estadunidense: a morte do presidente John Kennedy. As razões inexplicadas do assassinato e a ideia de que uma grande conspiração ocorreu ficaram tatuadas no imaginário coletivo dos EUA e são exploradas de forma muito satisfatória na história, utilizando um de seus mais importantes personagens como coadjuvante da série em quadrinhos.

O protagonista da HQ é Cole Turner, um estudioso de teorias da conspiração, que é selecionado pela agência por conta de sua especialidade peculiar e por um segredo do passado que interessa ao Departamento. Passamos a acompanhar a história pelos olhos de Cole e somos confrontados com todo o tipo de sandice possível, mas tratada como a mais pura verdade pelos colegas de campo, encarregados de identificar e neutralizar essas ameaças ao mundo real.

Cole passa a conhecer alguns segredos do Departamento e no segundo arco do encadernado é confrontado com uma das lendas urbanas mais famosas dos últimos 50 anos. Vale destacar a sensibilidade de Tynion em tratar a obsessão de uma pessoa que acredita ter visto uma criatura mitológica e como isso deteriora sua relação com sua família e amigos.

Departamento da Verdade: conspirações e crítica ácida à desinformaçãoO traço de Martin Simmonds dá o clima adequado para uma história de suspense e espionagem, com uma lembrança do renomado desenhista Bill Sienkiewicz. Nos momentos mais sérios, a arte é contida, mas quando aparecem os elementos conspiratórios, o artista dá uma “pirada” na HQ. Essa casamento entre roteiro e arte rendeu duas indicações ao Prêmio Eisner (o Oscar dos quadrinhos) em 2021, na categoria de Melhor Nova Série, e em 2022, como Melhor Nova Série Continuada.

A editora Devir acertou em trazer em uma única edição dois arcos de histórias. Neste primeiro volume (de dois) estão reunidos The Department of Truth 1 a 5 e 8 a 13, reunindo dois encadernados estadunidenses. São 324 páginas coloridas, em capa cartão. Ficou interessado? Basta procurar por o Departamento da Verdade nas melhores lojas de venda virtual ou no site da editora: www.devir.com.br

***

Departamento da Verdade: conspirações e crítica ácida à desinformaçãoCaleidoscópio anuncia novo RPG

Ducado Verona, RPG de temática medieval, foi anunciado pela Editora Caleidoscópio (a mesma de As Chaves da Torre) e entrará em financiamento coletivo hoje, às 20h. De autoria de P.J. Acácio, o Ratoruja, será um jogo exploratório em um cenário medieval, onde comer e dormir serão tão importantes quanto acumular riquezas e derrotar inimigos e criaturas. O RPG é indicado para quem tem pouca experiência e apresenta modos de jogo solo e em grupo. Acesse o site para acompanhar quando o financiamento tiver início.

Departamento da Verdade: conspirações e crítica ácida à desinformaçãoMais RPG e boardgames

Só vai ficar em casa quem quiser. Neste sábado, como a coluna Geek antecipou, acontece o 1º Encontro de Desenvolvedores de Jogos de Tabuleiro do Espírito Santo. A reunião será realizada no Masterplace Mall, em Vitória, de 9h às 19h.

Confirmaram presença Jefferson Pimentel, designer de For the Quest e Herança de Cthulhu; André Negrão, desenvolvedor de O Bom do Videogame; Luiz Fernando Tom, com seu Projeto Arena; e Lucas De Tassis Ramos, com Minas Gerais.

No domingo, de 13h às 21h, será realizada mais uma edição da Dungeon Capixaba, na praça de alimentação do Shopping Montserrat, Piso L3. Quem comparecer vai poder participar de partidas de RPG e jogos de tabuleiro. Os dois eventos são gratuitos.

***

Obrigado pela companhia e aguardamos os comentários, críticas, sugestões e informes de eventos. Escreva para [email protected]. Até semana que vem!

Gustavo Tenorio
Gustavo Tenorio
Gustavo Tenorio é fã do Batman, jogador de RPG, perna de pau no Fifa e acompanha seu filho Cesar nas partidas de Fortnite.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas