Dólar Em baixa
5,118
30 de abril de 2024
terça-feira, 30 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,118

O peso das expectativas: lições do BBB e a saúde mental de nossos filhos

Recentemente, o Brasil testemunhou um momento marcante no Big Brother Brasil, quando uma participante foi eliminada e se viu tomada pelo desespero e angústia. Entre lágrimas e lamentações, ela expressou o temor de ter decepcionado sua mãe e enfrentou uma crise diante das câmeras. Esse episódio nos faz refletir sobre o peso das expectativas e o impacto que nossas palavras e ações têm na vida de nossos filhos.

A pressão pelo desempenho e a necessidade de aprovação são sentimentos universais, mas quando essas expectativas se tornam esmagadoras, podem levar a um verdadeiro colapso emocional. A participante do BBB deixou claro como a culpa e o medo do julgamento podem afetar profundamente a saúde mental de uma pessoa, mesmo diante de um contexto aparentemente trivial como um reality show.

Infelizmente, essa situação não é única. No mundo contemporâneo, o adoecimento mental tem se tornado uma realidade cada vez mais presente, especialmente entre crianças, adolescentes e jovens. As redes sociais desempenham um papel significativo nesse cenário, criando um ambiente de comparação constante e alimentando a ilusão de uma vida perfeita que não corresponde à realidade.

Como pais, temos o dever não apenas de orientar, mas também de buscar ajuda para cuidar da saúde mental de nossos filhos. Afinal, de que adianta proporcionar a eles as melhores oportunidades educacionais se não lhes oferecermos um suporte emocional adequado? A saúde mental é a base para o desenvolvimento saudável e a felicidade de nossos filhos, e devemos tratá-la como prioridade.

Além disso, é importante refletirmos sobre o impacto de nossa própria parentalidade em seus sentimentos e comportamentos. A parentalidade tóxica, marcada pela cobrança excessiva e pela falta de apoio emocional, pode levar os filhos a se sentirem incapazes e perdidos quando cometem erros. Devemos buscar um equilíbrio entre o estímulo ao crescimento e a aceitação incondicional, demonstrando amor e compreensão em todos os momentos.

Em última análise, o caso da participante do BBB nos lembra da importância de cultivar um ambiente de apoio e compreensão em nossas famílias e comunidades. Somente assim poderemos ajudar nossos filhos a enfrentar os desafios da vida com coragem e resiliência, sem sucumbir ao peso das expectativas ou ao medo do julgamento alheio.

Maria Tereza Samora
Maria Tereza Samora
Especialista em performance cognitiva emocional. Psicopedagoga clínica, neuromodulação, mentora de vestibulandos, educadora parental, mãe, palestrante, empreendedora e escritora.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas