Dólar Em baixa
5,116
28 de abril de 2024
domingo, 28 de abril de 2024

Vitória
30ºC

Dólar Em baixa
5,116

“SÓ SEI QUE NADA SEI”

Segundo registros históricos, na Grécia antiga nasceu e viveu o filósofo Sócrates (469-399a.C.), mestre de Platão e um dos fundadores da filosofia ocidental.

Iniciou o estudo da virtude, e achava que, sendo a mais importante de todas as coisas, voltada para o bem, era útil à conduta humana. Dizia que as ideias só interessavam aos estudiosos, para, tornando-se perfeitos, governarem bem o Estado: ideias perfeitas e virtuosas, sinônimo de bom governo.

Sobre conhecimento, Sócrates era modesto, pois dizia ser seu saber limitado à própria ignorância, e alertava que os erros são frutos da ignorância, e que a verdade, oculta em cada um, só é visível pelo olhar da razão. Aos que o achavam o mais sábio, dizia: “Sou o mais sábio, porque sei que nada sei”.

Face ao caos vigente, a conduta e o saber de Sócrates me remetem à penosa origem e à bela trajetória de Lula – de retirante em pau-de-arara e líder sindical, a Presidente – porém, a contragosto, remetem-me, também, à sua desonrosa conduta, pois já é heptaréu, e já foi apenado a 9 anos e 6 meses.

Aliás, por ser oportuno e conveniente, registro que, pelo excepcional fato de Lula liderar pesquisas para a Presidência em 2018, concluo que a corrupção tem fã clube no Brasil!

Em 1980, no ABC paulista, Lula liderou fundação do PT, que hasteou sedutoras bandeiras fulcradas em princípios ético e moral, com promessa sui generis de governar com transparência, competência, honestidade e eficiência, o que atraiu (ou traiu!) quem almejasse mudanças corretas e justas.

Aliás, confesso que, à época do “Lulinha, Paz e Amor”, da escolha, como vice, do saudoso e respeitado empresário, José Alencar, e do hasteamento das citadas bandeiras, só não ingressei no PT por duas simples razões básicas: 1ª) porque não fui oficialmente convidado; 2ª) porque, em razão da minha rígida formação, senti-me moralmente impedido de me oferecer.

 Esperava que o PT, logo que assumisse o Poder, e concretizasse as bandeiras acima elencadas, imprimiria à Administração uma forma honesta e dinâmica de governar, com o que, obviamente, solucionaria, em tempo razoável, os principais problemas do País, centrados, sobretudo, na Educação, na Saúde e Segurança Pública. Ledo engano!

Pois, o PT, liderado por Lula e Dilma, apoiados na “base aliada”, mal assumiu os destinos do País, revelou-se, também, patrimonialista, conduta promíscua, que mistura interesse público com interesse privado, de que parece ser parte integrante, como mantra, a expressão sui generis “EU NÃO SEI DE NADA”, a começar por Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Salvador Bonomo

Ex Deputado Estadual e Promotor de Justiça inativo

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas