Programa digital promete dobrar pontos de Wi-Fi gratuito em Vitória e câmeras de segurança

A rotina de quem mora, trabalha ou circula pela capital do Espírito Santo passará por uma modernização estrutural de serviços. A Prefeitura de Vitória anunciou nesta quinta-feira (25) um pacote de conectividade e segurança que inclui a instalação de 500 novos pontos de Wi-Fi gratuito em Vitória, a expansão da rede de fibra ótica e a implementação de semáforos inteligentes para tentar desafogar o trânsito da cidade.

Batizado de Programa Vitória +Digital, o projeto visa facilitar o acesso da população a serviços públicos e reforçar o monitoramento urbano, consolidando a infraestrutura tecnológica da capital capixaba.

Onde vai ter internet de graça em Vitória?

Atualmente, a rede “Vitória Online” já conta com 250 antenas espalhadas pelo município, registrando uma média de 150 mil usuários únicos por mês. Com a nova fase do projeto, a rede de internet de graça será dobrada. A promessa é que 100 desses novos pontos de Wi-Fi sejam ativados ainda este ano.

Para sustentar essa demanda, a cidade receberá mais 150 quilômetros de rede de fibra ótica. A cobertura será ampliada em áreas estratégicas e de grande circulação de moradores e turistas, com foco prioritário nas orlas, praças, polos de atividade econômica e espaços de lazer.

Mais câmeras da Guarda Municipal e trânsito inteligente no ES

Além da conectividade cidadã, o eixo de segurança pública e mobilidade urbana receberá um reforço de peso. O município vai instalar 1.200 novas câmeras de segurança ligadas diretamente à Guarda Municipal, equipadas com sistemas de inteligência artificial para agilizar o tempo de resposta a ocorrências.

No trânsito — um dos principais gargalos diários do capixaba —, o parque semafórico da capital será modernizado. A cidade passará a contar com 137 interseções monitoradas e ajustadas em tempo real. Isso significa que cerca de 52% de todos os semáforos de Vitória funcionarão de forma inteligente, adaptando o tempo de abertura e fechamento de acordo com o fluxo de veículos para garantir maior fluidez.

Meta de cidade mais digital do Brasil

Embora Vitória já seja reconhecida nacionalmente como a cidade mais inteligente do país pelo Connected Smart Cities, o novo pacote mira o topo absoluto da digitalização brasileira.

A prefeita da capital, Cris Samorini, frisou durante o lançamento no Palácio Municipal que os novos equipamentos buscam reduzir desigualdades. “São mecanismos para transformar a vida dos moradores e de todos que passam por aqui. Estamos estruturando o que tem dado certo nas políticas públicas já estabelecidas”, declarou.

O secretário municipal da Fazenda, Regis Mattos, complementou que, além da prestação direta de serviços ao morador da Grande Vitória, a desburocratização e a infraestrutura de ponta são iscas estratégicas para o mercado. “O programa visa atrair empresas que apresentam soluções em tecnologia”, concluiu.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas