Após dois dias de paralisação, a greve dos garis e coletores de resíduos chegou ao fim no Espírito Santo. A suspensão do movimento foi definida em reunião da Contracs-CUT com a Comissão Nacional de Greve dos Garis e Margaridas. Segundo o secretário-geral do Sindilimpe-ES, Elivelton, a decisão segue orientação da coordenação nacional do movimento e, embora os serviços já tenham sido normalizados, a mobilização pela aprovação do PL 4.146/2020 continua.
Suspensão foi definida em reunião nacional do movimento
De acordo com o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Pública e Serviços Similares do Espírito Santo (Sindilimpe-ES), a paralisação foi suspensa e os serviços já foram normalizados em todo o estado.
“Realmente, foi suspenso o movimento até segunda ordem da nacional, porque quem organiza toda a questão é a nacional, que vai orquestrando as ações. Então, o movimento foi suspenso até um outro momento oportuno. As atividades já foram todas normalizadas no Espírito Santo e também em outras cidades, capitais e estados que aderiram ao movimento da greve nacional”, afirmou.

A paralisação fazia parte de uma mobilização nacional da categoria em defesa da aprovação do Projeto de Lei nº 4.146/2020, que trata da criação de um piso salarial nacional para os trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.
Serviços de limpeza urbana já foram normalizados no Estado
Com a suspensão do movimento, a coleta de lixo e os demais serviços de limpeza urbana voltaram à normalidade nos municípios capixabas que haviam sido impactados pela greve. O sindicato informou que permanece acompanhando as discussões em âmbito nacional e poderá seguir novas orientações que venham a ser definidas pela coordenação do movimento.
Categoria mantém mobilização pela aprovação do PL 4.146/2020
A categoria demonstrou confiança na aprovação do projeto e agradeceu o apoio da sociedade durante a mobilização.
“A categoria está muito motivada, agradece o apoio de toda a sociedade, toda a população capixaba que nos apoiou, que aplaudiu, agradece a todos que entenderam a importância desse profissional que é o gari, o coletor que cuida da cidade e que temos fé que breve esse nosso projeto de lei 4146 será aprovado, trazendo a valorização e a dignidade tão sonhada para essa categoria”.
Paralisação

A paralisação dos garis e margaridas teve início na segunda-feira (22) e seguiu até terça-feira (23), afetando os serviços de coleta de lixo e limpeza urbana em municípios do Espírito Santo. O movimento foi realizado em apoio à aprovação de um projeto de lei que prevê a criação de um piso salarial nacional de R$ 3.036 para a categoria, além de aposentadoria especial, jornada diária de seis horas e adicional de insalubridade de 40% sobre o piso.
De acordo com lideranças sindicais, a greve foi deflagrada após tentativas sem sucesso de diálogo com a presidência do Senado Federal para que a proposta fosse incluída na pauta de votação.










