Greve: garis e margaridas fazem passeata em Vitória

Trabalhadores da limpeza urbana realizam um protesto na tarde desta terça-feira (23), em Vitória. Em greve desde segunda-feira (22), garis e margaridas reivindicam a aprovação da proposta que institui um piso salarial nacional de R$ 3.036, garante aposentadoria especial, fixa jornada diária de seis horas e estabelece adicional de insalubridade de 40% sobre o piso salarial.

Segundo lideranças sindicais, a greve foi deflagrada após tentativas frustradas de diálogo com a presidência do Senado Federal para que o projeto fosse pautado para votação.

A mobilização faz parte de um movimento nacional organizado pela categoria para pressionar o Senado a votar o Projeto de Lei nº 4.146/2020, que prevê a regulamentação da profissão e uma série de direitos trabalhistas para a categoria.

No Espírito Santo, a adesão foi considerada ampla pelo sindicato, com paralisação de trabalhadores terceirizados em diversos municípios e reflexos imediatos nos serviços de coleta de lixo e manutenção urbana.

Passeata

A manifestação desta terça-feira teve concentração na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Pública e Serviços Similares no Estado do Espírito Santo (Sindilimpe-ES), localizada próxima à Avenida Vitória, no bairro Gurigica.

De lá, o grupo seguiu em caminhada até o Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, onde lideranças da categoria devem se reunir com o governador Ricardo Ferraço.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas