Restaurantes self-service de todo o Espírito Santo têm até a próxima quinta-feira (26) para se inscrever na edição 2026 do concurso “O Quilo é Nosso”, competição que elegerá o melhor restaurante por quilo do estado e definirá o representante capixaba na disputa nacional.
Promovido pela Abrasel em parceria com entidades estaduais do setor, o campeonato chega à décima edição nacional em um momento de destaque para a gastronomia capixaba. Em 2025, o Espírito Santo conquistou pela primeira vez o título de melhor restaurante por quilo do Brasil com o restaurante Mister Cook, de Vitória.
Para participar, os estabelecimentos devem atuar exclusivamente no modelo de cobrança por quilo e criar uma receita inédita para a competição. Os pratos ficarão disponíveis nos buffets durante a primeira fase do concurso, entre os dias 14 e 24 de julho, período em que serão avaliados tanto por jurados quanto pelos clientes.
A avaliação levará em conta critérios como sabor, apresentação, atendimento, ambiente, limpeza e qualidade geral da refeição. O resultado será definido por uma combinação entre voto popular, com peso de 40%, e avaliação técnica, responsável pelos outros 60% da nota.
Os três restaurantes mais bem classificados avançam para a etapa estadual, prevista para ocorrer entre os dias 3 e 9 de agosto. O vencedor representará o Espírito Santo na final nacional, marcada para setembro, em São Paulo.
Na edição passada, o restaurante Mister Cook conquistou o título nacional com a receita “Tilápia do Espírito Santo: Tradição e Consciência”, desenvolvida pelo chef Hélio da Silva. A conquista colocou o estado em evidência no cenário gastronômico brasileiro.
As inscrições podem ser feitas por restaurantes de qualquer município capixaba que trabalhem exclusivamente com o sistema de alimentação por quilo. O regulamento completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no site oficial da competição.









