A paralisação nacional dos coletores de lixo repercutiu na Assembleia Legislativa do Espírito Santo nesta segunda-feira (22). Os trabalhadores da Grande Vitória aderiram ao movimento realizado em diversas cidades do país, levando o tema ao plenário da Casa, onde deputados manifestaram solidariedade à categoria.
Durante a sessão, o deputado Sergio Meneguelli afirmou que a valorização dos garis deve ser uma prioridade do poder público e relembrou medidas adotadas quando foi prefeito de Colatina. “Quando fui prefeito de Colatina, concedi 40% de insalubridade a todos os garis, enquanto a lei permitia entre 25% e 40%. Hoje vejo um Congresso ignorando nossos parlamentares capixabas e não vejo a defesa dessa categoria. Fica aqui meu apoio a todos os garis brasileiros”, declarou.
Meneguelli também afirmou que espera mudanças na representação do Congresso Nacional após as próximas eleições, defendendo que haja maior atenção às categorias que, segundo ele, mais necessitam de apoio.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos, também manifestou apoio aos coletores de lixo e destacou a importância da atividade para o funcionamento das cidades.
“Compartilho da fala de Vossa Excelência, dizendo do carinho e do respeito que também tenho com essa categoria tão importante. Não diferente de todas as outras, cada um tem o seu papel e a sua missão, e o gari tem um papel fundamental na vida das cidades e das pessoas”, afirmou Marcelo Santos.
A paralisação dos coletores de lixo ocorre em âmbito nacional e contou com a adesão dos trabalhadores da Grande Vitória, repercutindo entre os parlamentares capixabas durante a sessão da Assembleia Legislativa.
Garis seguem em greve no ES e planejam protesto nesta terça-feira (23)









