Greve dos garis interrompe coleta de lixo em cidades do ES

Os serviços de coleta de resíduos devem ser afetados em municípios do Espírito Santo nesta segunda-feira (22) devido à paralisação nacional dos trabalhadores da limpeza urbana. O movimento tem o apoio do Sindilimpe-ES (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Pública e Serviços Similares do Espírito Santo) e busca pressionar o Senado Federal pela votação do Projeto de Lei nº 4.146/2020.

Segundo o sindicato, a proposta representa um avanço para a categoria ao estabelecer um piso salarial nacional de R$ 3.036, regulamentar a profissão, garantir aposentadoria especial, jornada de seis horas diárias e 36 horas semanais, além de adicional de insalubridade equivalente a 40% do piso mínimo.

Em nota divulgada à população, o Sindilimpe-ES afirmou que a mobilização ocorre após tentativas de diálogo com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), sem definição sobre quando o projeto será analisado.

“A greve é o principal instrumento de luta da classe trabalhadora. Sabemos que a paralisação pode causar transtornos à população e pedimos apoio e compreensão. Esse movimento acontece porque é preciso mostrar a importância de uma categoria que exerce uma atividade fundamental, mas que ainda enfrenta salários baixos, falta de reconhecimento e condições de trabalho muitas vezes precárias”, informou o sindicato.

A entidade defende que a aprovação do projeto garantirá mais dignidade aos trabalhadores da limpeza urbana e fortalecerá um serviço considerado essencial para a saúde pública e o funcionamento das cidades.

 

Vitória suspende coleta e orienta moradores

Em Vitória, a Secretaria Central de Serviços informou que a coleta de resíduos domiciliares estará temporariamente interrompida ao longo desta segunda-feira em razão da paralisação nacional.

A prefeitura orienta moradores, condomínios e estabelecimentos comerciais a manterem os resíduos armazenados em locais adequados e a evitarem o descarte de sacolas e recipientes para coleta externa durante o dia.

Segundo o município, a medida busca evitar o acúmulo de lixo nas vias públicas e reduzir impactos como sujeira e mau cheiro. A previsão é de que os serviços sejam retomados normalmente na terça-feira (23).

“A colaboração da população é fundamental neste momento. O armazenamento temporário dos resíduos por mais um dia representa uma contribuição importante para a conservação dos espaços públicos e para a organização da cidade”, informou a administração municipal.

 

Serra prevê impactos temporários

A Prefeitura da Serra também alertou que os serviços de coleta e transporte de resíduos poderão sofrer impactos temporários devido à mobilização nacional.

O município destacou que a paralisação ocorre em defesa da aprovação do PL nº 4.146/2020 e não está relacionada a pendências da administração municipal.

Segundo a prefeitura, todas as obrigações contratuais com as empresas responsáveis pela limpeza urbana estão em dia e não há débitos referentes à prestação do serviço.

A administração informou que acompanha a situação e mantém diálogo com as empresas para reduzir os transtornos à população e restabelecer a normalidade dos serviços o mais rapidamente possível.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas