Aeroporto de Cachoeiro já tem data de inauguração definida

O novo aeroporto regional de Cachoeiro de Itapemirim já tem data para ser inaugurado. A cerimônia de entrega da obra está marcada para a próxima quarta-feira (1º), às 8h30. Segundo o governo do Estado, o espaço ainda passa por ajustes finais, mas as principais estruturas já estão prontas.

A pista de pouso e decolagem foi concluída, assim como a área de manobra das aeronaves. Já o terminal de passageiros, está na fase final das obras.

Durante visita recente ao local, o governador Renato Casagrande destacou a importância da obra para a região Sul capixaba. “Essa obra vai impulsionar a economia, fortalecer a mobilidade e abrir novas oportunidades para toda a região”, afirmou.

O aeroporto recebeu um investimento de R$ 76,5 milhões e será administrado pela própria prefeitura da cidade.

O espaço agora conta com uma capacidade maior para operações. O número de posições para aeronaves aumentou de 5 para 9, com ampliação do pátio. A área de taxiamento também foi expandida, passando de 750 para 825 metros quadrados. Já a pista tem 1.200 metros de comprimento por 30 metros de largura.

As próximas fases da obra incluem a finalização do terminal de passageiros, ampliação do estacionamento e modernização do pátio de aeronaves.

Evento de inauguração

A cerimônia será realizada na Avenida Constantino Negrelli, nº 179, no bairro Aeroporto, reunindo autoridades e representantes da região.

Obra é alvo de questionamentos no MPC

Apesar da entrega do aeroporto, a obra está no centro de uma análise do Ministério Público de Contas do Espírito Santo. Um parecer do órgão aponta um possível prejuízo de R$ 36,8 milhões aos cofres públicos, relacionado à reforma e ampliação do Aeroporto Raimundo Andrade. O documento foi encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo.

Segundo o MPC, há indícios de superfaturamento de cerca de R$ 15,1 milhões e pagamento de R$ 21,7 milhões por serviços que não teriam sido executados.

Entre os serviços questionados estão obras de aterro e base de pista que, segundo auditorias, não foram realizadas.

A Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, responsável pelo contrato, nega irregularidades e afirma que todo o processo seguiu a legislação, com acompanhamento dos órgãos de controle. O caso ainda será analisado pelo plenário do TCE-ES, que deve decidir se houve prejuízo e se haverá punições ou devolução de recursos.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas