Dólar Em baixa
5,193
9 de fevereiro de 2026
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026
Vitória
25ºC
Dólar Em baixa
5,193

Vitória, Marataízes e Guarapari são os destinos dos capixabas no verão

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae/ES, apontou 40,4% dos capixabas escolheram nesse verão destinos dentro do Espírito Santo. Os destinos mais procurados, de acordo com a pesquisa, são Vitória, Marataízes e Guarapari, com preferência por locais que oferecem praias, cachoeiras e montanhas.

De acordo com o estudo Intenções de Viagens – Verão 2026, serem viagens de curta duração foi o maior motivador dessas escolhas. A maioria (55,1%) fizeram ou farão, até a chegada do outono, em meados de março, passeios de um fim de semana fora, enquanto 14,7% optaram por viagens de temporada, com duração entre sete e 15 dias.

De acordo com a análise da gerente de Competitividade e Produtividade do Sebrae/ES, Ana Karla Macabu, esse interesse pelo estado gera uma cadeia de impactos positivos em diferentes setores, diretos e indiretos. “Quanto maior a duração da estadia, por exemplo, maior o gasto e mais oportunidades para empreendedores”, afirma.

As opções para os empreendedores surfarem essa onda são diversas, especialmente para quem acompanha as tendências e conhece bem o seu público. As alternativas giram em torno de criar experiências únicas e integradas, estabelecer parcerias estratégicas, investir em serviços diferenciados e na presença digital, além de fomentar produtos locais que entregam identidade cultural.

A mesma pesquisa aponta que o gasto médio estimado por viagem é de R$ 1.753, sendo R$ 772 por pessoa, o que reforça o potencial de consumo no período e abre oportunidades para negócios ligados ao turismo, lazer, produtos e serviços. Quem nunca levou uma lembrança para alguém durante uma viagem? Neste quesito, lojas de artesanato, moda praia, souvenirs e produtos regionais têm grande apelo para turistas. “A vontade de levar lembranças da viagem é um forte motivador de compra”, explica Ana Karla.

Empreendedores podem apostar na venda de produtos locais com identidade capixaba, kits com produtos regionais (cafés, doces, cachaças) e marcar presença em pontos estratégicos (próximos às praias e atrativos naturais). Serviços de recepção personalizados, como experiências de boas-vindas com produtos locais, também são uma boa pedida. “Nossa agroindústria é riquíssima, geleias, queijos, pães artesanais, cafés especiais, isso faz a diferença na experiência gastronômica dos consumidores”.

ara o diretor-técnico do Sebrae/ES, Eurípedes Pedrinha, os dados da pesquisa são uma ferramenta importante para orientar decisões dos empreendedores. “Quando entendemos as preferências, como, onde e quanto o consumidor pretende gastar, é possível transformar informação em estratégia. Esses números ajudam o empresário a planejar melhor seus produtos, serviços e ofertas para o período de verão”, destaca.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

Mais Lidas

Notícias Relacionadas