A ONG Centro de Liderança Pública, de São Paulo, publicou rankings das capitai brasileiras com melhores indicadores de Inovação e Dinamismo Econômico, e de Qualidade de Educação, colocando Vitória no topo. Esta é a 6ª edição do estudo.
O pilar de Qualidade da Educação do Ranking de Competitividade dos Municípios avalia se o ensino oferecido realmente gera aprendizado efetivo e desenvolvimento humano. Vitória ocupou a 4ª posição nacional, atrás de Goiânia (GO), Curitiba (PR) e Teresina (PI).
Com peso de 6,4% no ranking, o pilar é essencial para reduzir desigualdades, ampliar oportunidades e garantir o futuro das novas gerações.
“O estudo aponta os municípios que oferecem educação de qualidade, e formam cidadãos mais autônomos, críticos e preparados para contribuir com o crescimento econômico e social. Sem bons resultados de aprendizagem, o progresso local fica comprometido”, aponta a CLP Brasil.
Em relação à inovação, Vitória ocupa a 5ª colocação. Com peso de 16,1% no Ranking, este pilar evidencia o papel da inovação e do dinamismo econômico como vetores estratégicos para o desenvolvimento municipal.
Em todos os indicadores a capital capixaba passou a terceira para a segunda posição para a 2ª em relação aos demais pesquisados. Foram mencionados nos indicadores os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, que saiu da 144ª posição para 93ª, ficando na frente de Vila Velha (111º), Colatina (140º), Serra (147º), Guarapari (196º), Cariacica (215º), Linhares (238º) e São Mateus (248º).











