O pastor Raphael Abdalla, de 31 anos, da Primeira Igreja Batista de Guarapari, no Espírito Santo, foi eleito nesta sexta-feira (23) presidente da Convenção Batista Brasileira (CBB), uma das maiores organizações evangélicas do país. A eleição ocorreu durante a 105ª Semana Batista, realizada em Salvador (BA), e o mandato tem duração de dois anos.
O anúncio oficial foi feito pela própria CBB por meio das redes sociais. Na publicação, a entidade destacou que Abdalla simboliza uma nova geração de liderança dentro da denominação, com compromisso com a missão cristã, a cooperação entre igrejas e o fortalecimento do trabalho batista em todo o Brasil.
“Aos 31 anos, ele representa uma nova geração de liderança, comprometida com a missão, a cooperação e o fortalecimento das igrejas batistas em todo o Brasil”, afirmou a Convenção Batista Brasileira.
Trajetória e atuação nacional
Além de pastor titular da Primeira Igreja Batista de Guarapari, Raphael Abdalla é o atual presidente da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo (CBEES) e integrava a diretoria da própria CBB antes da eleição. Ele assume o cargo no lugar do pastor Paschoal Piragine Jr.
Nas redes sociais dos Batistas do Espírito Santo, Abdalla comentou a eleição e afirmou receber a nova missão com senso de responsabilidade e espírito de serviço.

“Recebo com enorme senso de responsabilidade essa função. A Palavra de Deus diz que devemos carregar as cargas uns dos outros, e não os cargos. Para mim, não se trata de um cargo novo, mas de uma nova oportunidade de servir”, declarou.
Formação acadêmica e experiência ministerial
Raphael Abdalla possui formação multidisciplinar. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), teólogo pelo Centro de Educação Teológica Batista do Espírito Santo (Cetebes) e técnico em Mecânica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
Também possui MBA em Liderança e Gestão pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e é membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No campo acadêmico e ministerial, atua como professor no Seminário Teológico Batista Mineiro e na Lifeshape Brasil, além de já ter presidido a Subseção Guarapari da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil – Seção Espírito Santo.












QUEM PRECISA DE PASTOR TEM CÉREBRO DE OVELHA?