Paul Krugman critica sobretaxa de Trump sobre o Brasil

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O economista americano Paul Krugman, vencedor do prêmio Nobel de Economia em 2008, criticou a sobretaxa de 50% anunciada pelos EUA sobre todos os produtos brasileiros. Em texto publicado na última quarta-feira (9), Krugman classificou a medida como “maligna e megalomaníaca”.

Segundo ele, com a sobretaxa, “Trump finge que existe uma justificativa econômica. Trata-se apenas de punir o Brasil por colocar Jair Bolsonaro em julgamento”.

“O Brasil tem mais de 200 milhões de pessoas. Veja para onde vão suas exportações: Essas exportações para os EUA representam menos de 2% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. Trump realmente imagina que pode usar tarifas para intimidar uma nação enorme, que nem sequer é muito dependente do mercado americano, a abandonar a democracia?”, diz Krugman.

No texto, Krugman também defende que a ação poderia gerar o impeachment do republicano. “Se ainda tivéssemos uma democracia funcional, essa manobra com o Brasil seria por si só motivo para impeachment […] Estamos vendo mais um passo terrível na espiral de decadência do nosso país”.

Na carta enviada a Lula, Trump disse que os déficits com o Brasil são insustentáveis e que as taxas anunciadas nesta quarta-feira (9) serviriam para compensar barreiras supostamente impostas aos produtos americanos.

Entretanto, como mostrado pela Folha de S.Paulo, os números desmentem Trump e mostram que EUA têm superávit na relação com Brasil. Há 17 anos, o fluxo de bens entre os dois países favorece os americanos -que vendem mais do que compram.

O argumento foi utilizado pelo governo brasileiro para reagir à medida de Trump. “É falsa a informação, no caso da relação comercial entre Brasil e Estados Unidos, sobre o alegado déficit norte-americano. As estatísticas do próprio governo dos Estados Unidos comprovam um superávit desse país no comércio de bens e serviços com o Brasil da ordem de 410 bilhões de dólares ao longo dos últimos 15 anos”, escreveu Lula no X (antigo Twitter).

Segundo fontes do Palácio do Planalto, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) descarta responder ao anúncio do presidente americano de sobretaxar em 50% os produtos brasileiros por ora. Mas estuda medidas de retaliação caso as sobretaxas sejam aplicadas após 1º de agosto.

MATHEUS DOS SANTOS

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas