“ALERTA DEFESA CIVIL”- Alerta de desastre passa a funcionar em dezembro

O sistema “ALERTA DEFESA CIVIL” que estava em fase piloto desde agosto passará a funcionar a partir do dia 04 de dezembro, no Espírito Santo. O projeto tem como alvo alertar moradores de riscos de desabamentos e enchentes. O serviço é sem custo e vai aparecer no telefone dos moradores, em casos mais extremos, mesmo que o celular esteja no modo silencioso. 

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec-ES) relata que está em fase final de ajustes para começar a operar o Defesa Civil Alerta, ferramenta de envio de alertas de emergência do Governo Federal. O sistema foi lançado em agosto e, a partir de 04 de dezembro, será ampliado para os Estados das regiões sul e sudeste.

Segunda a Cepdec, a ferramenta funcionará de forma integrada aos recursos já utilizados pelo Sistema Alerta- ES, sendo mais um canal de informação para pessoas que estejam em locais de risco, avisando e orientando sobre riscos iminentes de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros.

O tenente coronel Benício Ferrari, coordenador estadual adjunto de defesa civil, explicou como o programa vai funcionar. 

“ALERTA DEFESA CIVIL”- Alerta de desastre passa a funcionar em dezembro
Núcleo de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil.

“Este é um momento importante. As situações adversas como ondas climáticas, fenômenos extremos são cada vez mais frequentes, diante disto, vamos alertar a população de maneira objetiva de forma que ela saiba como deve proceder em situações de desastre”.

O tenente completou ainda que, os telefones que estiverem utilizando apenas o wi-fi não receberão o alerta, é necessário dados móveis. “O wi-fi a pessoa navega pela internet, esse serviço é por meio de operadoras, então é preciso que esteja com dados móveis ativos, as operadoras irão cobrir. Outra coisa importante é, deixar o telefone fora do modo avião, neste caso ele não vai receber porque não está conectado à antena”.

Teste em Cachoeiro de Itapemirim

O teste piloto aconteceu no dia 10 de agosto, no município de Cachoeiro de Itapemirim. Na ocasião, os populares receberam um alerta da Defesa Civil, às 15h50. O alerta foi para conhecimento de que uma nova ferramenta será instalada para casos de desastres.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas