Dólar Em baixa
5,105
18 de maio de 2024
sábado, 18 de maio de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,105

‘Cometa do Diabo’ poderá ser visto neste domingo (21) em todo o país

No final da tarde deste domingo (21), dia em que passa mais perto do Sol, o cometa 12P/Pons-Brooks poderá ser visto em países do Hemisfério Sul. Apelidado de “cometa do Diabo” pela nuvem de poeira ao redor de seu núcleo ter formato semelhante a um chifre, o objeto deve ser observado logo após o pôr-do-sol em todo o Brasil.

A melhor hora para avistá-lo será entre 17h40 e 18h30, a oeste, na mesma direção do Sol. Como não há garantia de que ele poderá ser visto a olho nu, são recomendados instrumentos como binóculos e telescópios.

“A maior dificuldade será encontrar um lugar com o horizonte oeste livre, visto que o cometa está muito baixo no céu, numa altura de cerca de 15 graus”, diz Filipe Monteiro, astrônomo e pós-doutor do Observatório Nacional.

Observadores da região Nordeste do Brasil têm feito registros da passagem do cometa do Diabo desde 7 de abril. Sua aproximação máxima com a Terra será em 2 de junho, quando estará a cerca de 231 milhões de quilômetros –mas a visibilidade mais fraca exigirá uso de binóculos.

O objeto, a exemplo de outros cometas, é uma massa de gelo e rocha que, ao se aproximar do Sol, produz uma cauda, com a sublimação do material volátil em sua superfície.

Do tipo Halley, o Pons-Brooks é um dos cometas periódicos mais brilhantes e demora cerca de 71 anos para completar uma volta em torno do Sol.

Seu nome oficial é 12P/Pons-Brooks. Ele foi descoberto pela primeira vez no Observatório de Marselha, em Paris, em 1812, por Jean-Louis Pons. Em 1883, foi redescoberto de maneira independente por William Robert Brooksem.

Segundo o Observatório Nacional, a denominação surgiu em 2023, ao ser visto no Observatório Harsona, na Hungria. Os astrônomos perceberam que o Pons-Brooks estava brilhando mais, pois provavelmente havia sofrido uma explosão. De acordo com eles, a erupção distorceu a coma (nuvem de poeira e gás ao redor do núcleo) e a deixou em forma de ferradura –ou chifres. Outra hipótese é a de que o cometa esteja expelindo gás e poeira de maneira desigual, o que bloquearia parte do material brilhante do cometa.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas