Neste sábado, as primeiras 370 famílias de Vitória começaram a receber o cartão com R$ 112 por mês (para cada membro) e conseguirem comprar despesas básicas: alimentos, produtos de limpeza, higiene pessoal e gás de cozinha.
O cartão faz parte do projeto Vix + Cidadania, que promete erradicar a extrema pobreza na capital. Ao todo, 5,5 mil famílias tem direito ao benefício.
As primeiras famílias beneficiadas são moradoras dos territórios socioassistenciais do Centro, Inhanguetá, Jucutuquara e Santo Antônio, atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
De acordo com a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Assistência Social (Semas), Roseane Fernandes, as famílias foram selecionadas a partir dos critérios estabelecidos na Lei Municipal 9861/2022:
Ser residentes e moradores de Vitória; estarem em situação de extrema pobreza, pobreza ou violação de direitos; inscritas no CadÚnico, atualizado há menos de dois anos e estarem registradas no sistema da Assistência Social de Vitória.
O benefício será concedido por meio de cartões magnéticos, do tipo vale-alimentação. É vedada a compra de bebidas alcóolicas.
O valor do Programa Vix + Cidadania é baseado na legislação federal, que estipula que famílias que vivem com renda per capita inferior a R$ 105,00 vivem em extrema pobreza e, também, em insegurança alimentar e nutricional.
A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, enfatiza que a criação do Programa Vix + Cidadania é o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da Segurança Alimentar e Nutricional.
“É uma entrega histórica, com foco nas famílias que mais precisam, é respeitar o direito humano à alimentação, dar autonomia para que as famílias escolham o que vão consumir e um aporte financeiro importante”.
As famílias que têm direito ao cartão alimentação devem esperar o contato do Cras de referência ou, em caso de dúvida, podem entrar em contato com a Prefeitura de Vitória por meio do Fala Vitória 156.










