O governador Renato Casagrande (PSB) sancionou na última sexta-feira (22), uma lei ordinária que aumenta o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Com a mudança, os proprietários de veículos poderão pagar o imposto à vista ou em seis parcelas
Enquanto que até então, o IPVA só poderia ser pago à vista ou dividido em quatro vezes. Desta maneira, os condutores terão duas parcelas a mais para realizar o pagamento da taxa.
Segundo o governo do Estado, a expectativa é que o novo modelo de cotas para quitação do IPVA beneficie cerca de 900 mil proprietários de veículos em todo o Espírito Santo. O documento que altera a legislação foi publicado em Diário Oficial do Estado na última segunda-feira (25).
A alteração do prazo para pagamento foi proposta pelo deputado estadual Bruno Lamas, debatida e também aprovada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales)
Casagrande reforçou as alterações em suas redes sociais, nesta terça-feira (26), e acredita que a proposta vai amenizar o impacto do pagamento do imposto para os motoristas capixabas. “A partir de 2023 motoristas capixabas terão 2 meses a mais para quitar o IPVA. A proposta vai facilitar o pagamento e amenizar o impacto junto aos donos de veículos no ES”, ressaltou.
De acordo com técnicos da Secretaria da Fazenda (Sefaz), a mudança não traz impacto financeiro para os cofres públicos, pois não altera a base de cálculo ou a alíquota do imposto.
Diante disso, o Estado segue tendo a menor alíquota de IPVA da região Sudeste e uma das menores do País: 1% sobre motos, ônibus e caminhões; e 2% sobre os carros de passeio e utilitários.










