Apesar de alto número de casos, 5ª onda da covid foi a com menos óbitos entre idosos no ES, afirma secretário

De acordo com o secretário de saúde Nésio Fernandes, no Espírito Santo a 5ª onda de casos de covid foi a segunda que mais vitimou idosos, perdendo apenas para a onda anterior ocorrida entre janeiro e fevereiro deste ano. No entanto, ao mesmo tempo, também foi a que menos impactou o número de óbitos deste grupo etário.

Entre os meses de abril a julho 212 pessoas acima dos 60 anos morreram em decorrência do vírus, um número menor que a metade dos que foram mortos pela doença apenas no mês de fevereiro, por exemplo, quando 506 perderam a vida por conta da covid.

O secretário usou suas redes sociais, na segunda-feira (25), para fazer uma análise positiva da imunização entre os idosos na população capixaba, bem como para comemorar o sistema público de saúde que garantiu uma ampla cobertura e assistência à este grupo no contexto pandêmico.

Para Nésio, a resposta positiva ao vírus é fruto da cobertura vacinal desta população no Estado, onde todos maiores de 60 anos foram totalmente vacinados com as duas doses contra a covid, 91% já tomou a a terceira dose ou 1º reforço e 63% se imunizou com a quarta dose.  “Nossa população com 60+ esta de parabéns. A adesão dos idosos deve ser seguida como exemplo pelas demais faixas etárias”, afirmou o secretário em seu Twitter.

De acordo com ele, no futuro será necessário pensar em um novo esquema de reforço, contudo a vacina que temos acesso no ES, se mantém necessária e eficaz em sua imunização. “A atual geração tecnológica de vacinas continua protegendo para quadros graves e óbitos”, disse.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas