Dólar Em baixa
5,105
19 de maio de 2024
domingo, 19 de maio de 2024

Vitória
29ºC

Dólar Em baixa
5,105

Turismo rural e esportes de ação em Afonso Cláudio

Em tempos de pandemia, fugir de aglomerações e, consequentemente de praias lotadas, é a opção feita por muitas pessoas, e também a mais segura. Como ESHOJE já mostrou, o Espírito Santo oferece opções de turismo que vão muito além das praias, como a Gruta do Limoeiro, Urussuquara e as águas da Hidrolândia. Para quem busca uma opção de turismo rural, com paisagens de tirar o fôlego e uma pitada de aventura, a dica é a Rota do Vale do Empoçado, em Afonso Cláudio.

Localizado a apenas dois minutos do centro da cidade e a 150 km da capital Vitória (2h50 pela rodovia Sebastião Alves de Lima e BR-262), a rota consiste em um círculo de aproximadamente 6 km em forma de “O” de estrada asfaltada.

Na rota os turistas vão encontrar cordilheiras de pedras, vale com atividades pecuárias, matas nativas, espécies de flora, animais e pássaros silvestres e empreendimentos turísticos como bares e restaurantes. Lá também está localizada a Pedra da Lajinha, que é o ponto mais alto de Afonso Cláudio e é a segunda maior via de escalada pronta do Brasil.

As atrações vão desde o melhor “queijo minas” do Espírito Santo, produzido no Sítio Quintas do Vale, passando pela produção de café, cacau em pó e plantações de arroz, até opções mais radicais como trilhas, rapel e a prática de vôo livre.

Natureza exuberante

Para João Olavo Vasconcellos, do Blog DestinoES, vale muito a pena fazer uma trilha, que vai das mais simples até as mais longas, com um guia da região. “Outra coisa é admirar a paisagem, que é muito bonita. Só de olhar as pedras já vale muito a pena fazer a visita”, afirma.

Turismo rural e esportes de ação em Afonso Cláudio

A região montanhosa da Rota do Empoçado prioriza a contemplação à natureza, com trilhas ecológicas e observação de pássaros, inclusive. É uma região montanhosa na qual existe em torno de 15 a 20 gigantescas rochas graníticas, trilhas, lagos, cachoeiras, espécies raras de bromélias e até um mirante. No Mirante do Vale do Empoçado é possível ter uma visão panorâmica da região para contemplar toda a sua beleza.

Além disso, o local também é o berçário natural do raro Marreco do Bico Roxo (Nomonyx dominicus). Trata-se de uma ave migratória aquática que todos os anos se reproduz nas lagoas e tanques de água do empoçado. A localidade também se destaca na pecuária leiteira, cafeicultura, fruticultura, arroz orgânico, criação de cavalos de raça, entre outros.

Empreendimentos turísticos

Além de empreendimentos rurais, ao redor da estrada existem bares, restaurantes e áreas de eventos bastante movimentados nos finais de semana e feriados. Tem também a Escola Municipal Agrícola, a Igreja Católica e o Parque de Exposições Agropecuárias que realiza eventos de grande porte com shows, rodeios e a tradicional Festa de Carro de Boi.

Roberto Bragatto, que é morador da região e um dos maiores incentivadores da Rota do Empoçado como roteiro turístico, inclusive destaca a possibilidade de poder relaxar um em bom bar depois de aproveitar toda a beleza natural do local. “Valorizando a natureza, sempre indicaria fazer uma trilha de contemplação para ver o pôr do sol. Na descida, a dica é experimentar um petisco em um de nossos restaurantes rurais”.

Os proprietários dos empreendimentos turísticos do local mantêm as suas atividades agrícolas ao mesmo tempo em que tocam os negócios. Olandino Kurth (Sítio do Dim – Bar, restaurante e Área de Eventos) e Sinvaldo Kurth (Restaurante e Petiscaria koppKurth), por exemplo, produzem goiabas e tomates durante a semana e, nos finais de semana, abrem seus restaurantes ao público.

Culinária rural

As principais dicas são o Sítio do Dim, que é um restaurante especializado em culinária rural, além de ter um espaço separado que é alugado para eventos; o Bar do Chico, que conta com um variado cardápio de petiscos; e o já citado Sítio Quintas do Vale, que produz queijos minas, minas frescal, cobocó, parmesão da mantiqueira, burrata, mussarela, requeijão e provolone, além de embutidos como salaminho, linguiça e linguiça defumada.

A região também tem uma produção diária de mil litros de leite e 8 mil sacas piladas de café por ano, 3 mil caixas de tomate ao ano e 800 sacas de arroz por ano. Apesar de na Rota não haver pousadas ou hotéis, o Sítio Recanto do Lago, da família Bragatto, desde 2019, em seu casarão antigo, vem hospedando turistas interessados em trilhas ecológicas da região e escaladas na pedra da Lajinha.

Serviços:

Turismo rural e esportes de ação em Afonso Cláudio

Sítio Recanto do Lago
Capacidade: sem mínimo de pessoas e no máximo 15 pessoas
O quê: oferece toda a estrutura do sítio, incluindo área de lagoa, piscina e casa
Valor: R$ 1.000,00 por final de semana, de sexta-feira à domingo
Contato: Roberto Bragatto (27) 99843-8299

Guia Turístico
O quê: oferece roteiros, dicas e acompanhamento para conhecer a Rota do Vale Empoçado
Contato: Romulo Vieira (27) 99897-0019

Sítio do Dim
O quê: restaurante com porções e pratos completos
Sugestão: porco caipira com mandioca
Contato: (27) 99992-2042

Sítio Quintas do Vale
O quê: produção própria de queijos diversos e embutidos
Destaque: eleito em 2019 o melhor queijo minas e 3º melhor queijo frescal do ES
Contato: (27) 99860-3706, 99734-8331

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas