Dólar Em alta
5,158
30 de abril de 2024
terça-feira, 30 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em alta
5,158

Sedu lança solução para retorno das atividades escolares mas reconhece ano prejudicado

Sedu lança solução para retorno das atividades escolares mas reconhece ano prejudicado
Foto: Thais Rossi / ESHOJE

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu), após quase um mês sem aulas na rede estadual de ensino, anunciou algumas soluções diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) para o estudante capixaba. Com isso, 240 mil estudantes capixabas vão ter aulas pela TV e internet a partir de quarta-feira (15).

Saiba mais > Acompanhe todas as informações sobre o coronavírus aqui

No entanto, mesmo com as medidas o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, afirmou que o ano letivo 2020 não está perdido, mas sim prejudicado.

“Não é um ano perdido, mas prejudicado. E não só no Espírito Santo, como também no mundo todo. Isso tem um impacto na alimentação, mas também na aprendizagem. Há uma série de coisas que acontecem na escola e se há algo que temos que tirar de lição é que a ela é fundamental para uma série de coisas. Quando a escola fecha é um prejuízo”, frisou o secretário.

Mesmo com as medidas, quando a pandemia do novo coronavírus achatar e os casos começarem a ser controlados a rede estadual de ensino começará a pensar nas novas medidas para compensar a presença perdida. Entre elas, a reposição das aulas, mas de acordo com o o secretário de Estado da Educação sem saber quando será o retorno fica difícil estabelecer datas.

“Fica difícil falar de reposição das aulas sem saber quando será o retorno fica. Isso só ó será discutida quando voltarmos, mas pode ser aos sábados e com ensino a distância, só que com a escola aberta”, ressaltou de Angelo, que ainda explica que as medidas poderiam contar como dia letivo. No entanto, a pandemia cria uma exclusão de quem tem recursos tecnológicos à frente de quem não tem.

Além disso, as medidas adotadas a partir desta quarta-feira (15) podem servir como apoio mais a frente. De acordo com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, esse investimento poderá ser usado para aulas de reforços e pré-Enem para estudantes que estiverem no 3º ano do Ensino Médio.

Avaliações e reprovações 

Outro ponto são as avaliações com nota. Segundo o secretário, não será considerado o currículo dado. Mas a Sedu está organizando o que é e o que não é material solto, mesmo  não é cumprimento de calendário, portanto, não terá avaliação com nota. Além disso, de Angelo disse que é precipitado afirmar o risco dos estudantes repetirem de ano.

“É precipitado afirmar que sim. Mas estamos plenamente atentos para cumprir a carga horária seguido orientação da LDB  [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional] que é de mínimo de 800 horas e nós [Sedu] trabalhamos com 916 horas”, explicou.

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas