Dólar Em alta
5,105
21 de maio de 2024
terça-feira, 21 de maio de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em alta
5,105

Covid-19: 240 mil estudantes capixabas vão ter aulas pela TV e internet a partir de quarta (15)

Covid-19: 240 mil estudantes capixabas vão ter aulas pela TV e internet a partir de quarta (15)
Foto: Divulgação

Desde o dia 17 de março a rede estadual de educação do Espírito Santo está sem aulas por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Em razão disso, nesta terça-feira (14), o Governo do Estado anunciou que cerca de 240 mil alunos capixabas começarão a ter aulas por sinal de TV aberta e pela internet a partir de quarta-feira (15).

Saiba mais > Acompanhe todas as informações sobre o coronavírus aqui

A transmissão será ancorada por canais abertos. São eles: 8.2, 8.3 e 8.4. A transmissão terá início a partir das 8h desta quarta-feira (15) com conteúdos simultâneos para todas as séries. A programação passará as segundas, quartas e sextas com reprises às terças e quintas. Tudo isso acontecerá por meio de uma parceria que o Espírito Santo fez com o Governo do Amazonas.

“Estamos lançando hoje [14 de abril] para ter inicio amanhã [15 de abril] o programa chamado EscoLar, que são atividades pedagógicos não presenciais, para tingir 240 mil alunos. Serão matérias preparadas com vídeo, sendo o material do Amazonas para chegar aos estudantes pelos canais abertos para ter acesso ao currículo do ano. Junto da televisão, também terá o aplicativo EscoLar, onde aluno e professor irão baixar”, explicou o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. 

Na TV será veiculado o conteúdo curricular da rede estadual de ensino, no entanto, não será o currículo do ano letivo 2020. Junto desse conteúdo, o aplicativo que redirecionará os estudantes a página do ‘Google Sala de Aula’ para a mediação do que conteúdo transmitido pelos canais abertos de televisão entre professor e aluno. Nas salas de aulas virtuais o conteúdo será passado independente do estudante ter rede de internet ou não em casa. 

“Estamos contratando as operadoras que atuam no Espirito Santo e elas vão transmitir os dados por esse aplicativo usando a funcional do Google e vai chegar ao celular do estudante e do professor ter. Nesse momento, está disponível só para o sistema Android e IOS não está operando ainda. Esse isolamento não pode prejudicar a transferência do conhecimento e do debate. A educação precisa continuar”, ressaltou Casagrande. 

Redes particulares e municipais
A rede particular de ensino também deve seguir o decreto do Governo do Estado, e com isso, há algumas semanas as escolas particulares já começaram a adotar vídeo aulas e atividades por videoconferências. Já quando o assunto é a rede municipal de ensino, o secretário de Estado da Educação explica que existe uma conversa para alinhar as medidas. “Sobre as escolas municipais, nós estamos em contato direto com as secretarias e colocamos o conteúdo da TV para eles na programação do fundamental 1 e 2, sendo principalmente o 1”, disse.

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas