Dólar Em baixa
5,073
4 de maio de 2024
sábado, 4 de maio de 2024

Vitória
29ºC

Dólar Em baixa
5,073

Retorno das audiências presenciais gera filas em fóruns da Grande Vitória

A fase final dos prazos processuais, nesta segunda-feira (28), foi retomada com filas e aglomeração nos prédios do Poder Judiciário do Espírito Santo, na Grande Vitória.

O atendimento presencial e dos prazos processuais judiciais e administrativos no âmbito do Poder Judiciário estavam suspensos, mas em regime de Plantão Extraordinário em virtude da pandemia de coronavírus, desde de 19 de março.

A partir de agora, é permitido o acesso de todos os que estão sob julgamento aos prédios e serão retomadas audiências presenciais. Isso, no entanto, “desde que observadas as medidas de segurança e as normas técnicas de biossegurança, sendo recomendado, sempre que possível, a realização de atos por videoconferência”, conforme informa o Ato Normativo nº 88/2020, que disciplina o retorno gradual do trabalho presencial.

O retorno gradual, iniciado em 12 de agosto, foi dividido em três etapas. A partir desta segunda, se inicia a fase final, que terá duração até o término do estado de emergência em saúde pública causado pela pandemia de Covid-19.

Até o dia 23 de agosto, não era permitida a entrada de público externo. O atendimento a advogados, procuradores, promotores de justiça e defensores públicos começou no dia seguinte, em 24 de agosto, com agendamento.

ESHOJE recebeu registros de internautas, onde é possível observar filas e aglomeração no Fórum Moniz Freire, localizado no Centro de Vitória, e no Fórum Desembargador Afonso Cláudio, no bairro Boa Vista II, em Vila Velha. 

  • Retorno das audiências presenciais gera filas em fóruns da Grande Vitória
  • Retorno das audiências presenciais gera filas em fóruns da Grande Vitória
  • Retorno das audiências presenciais gera filas em fóruns da Grande Vitória
  • Retorno das audiências presenciais gera filas em fóruns da Grande Vitória

A reportagem demandou e entrou em contato com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e aguarda retorno.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES) também foi procurada, mas se manifestou informando que deve soltar uma posição no final do dia. O espaço permanece aberto a manifestações.

Em uma rede social, o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, pediu respeito e providências do Poder Judiciário Estadual. “Horas numa fila para um protocolo não são aceitáveis em nenhuma condição. Pedimos urgentemente providências”.

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas