Dólar Em baixa
5,112
3 de maio de 2024
sexta-feira, 3 de maio de 2024

Vitória
20ºC

Dólar Em baixa
5,112

Renova garante que qualidade do Doce voltou ao nível de antes de rompimento de barragem; Água é imprópria para consumo

Por Alexandre Passos

A Fundação Renova garante que a água da bacia hidrográfica do Rio Doce se encontra no mesmo nível de qualidade de antes do rompimento da barragem de Fundão (MG), no distrito de Bento Rodrigues, em 2015.

A afirmação ocorreu nesta quarta-feira (14), durante o lançamento da Expedição Rio Doce. A plataforma digital propõe uma experiência imersiva, em tecnologia 3D, sobre 600km de extensão territorial, de Mariana (MG) a Linhares (ES).

Esta foi a região arrasada pelo crime ambiental há seis anos. Dezenove pessoas morreram e os danos ambientais e sociais ainda são calculados.

A gerente de Programas Socioambientais da Fundação, Juliana Bedoya, explicou que o lançamento da plataforma tem como objetivo disseminar informações sobre os dados da qualidade da água do Rio.

“A água do Rio Doce tem apresentado uma melhora constante e gradual ao longo do tempo”, defendeu. Ela destacou que a Renova faz o controle do tratamento da água, que segundo a gerente, ainda é imprópria para consumo – a menos que passe por processo de tratamento.

A coordenadora de Monitoramento da Água, Brígida Maioli, pontuou que as condições da água são anteriores ao desastre.

“A bacia hidrográfica do Rio Doce já era comprometida por dois fatores: o lançamento de esgoto e a erosão da vegetação da bacia, o que tornava a água bruta. Atualmente, o nível de qualidade da água se encontra como estava antes do rompimento”, declarou.

Renova garante que qualidade do Doce voltou ao nível de antes de rompimento de barragem; Água é imprópria para consumo

A Expedição Rio Doce

A Renova destaca que o mapeamento é um dos maiores já produzidos em uma bacia hidrográfica. Para conferir a Expedição Rio Doce, basta acessar o site expedicaoriodoce.fundacaorenova.org.

Além da imersão, é possível encontrar dados técnicos, gráficos, boletins e os bastidores do projeto.

Para as filmagens do conteúdo da plataforma, a equipe cumpriu isolamento de 15 dias em razão da pandemia do novo coronavírus. Os profissionais também passaram os 55 dias de produção em um motorhome para evitar o contágio da doença.

A captura das imagens e a gravação de depoimentos dos moradores foram realizadas de novembro de 2020 a janeiro de 2021.

Criada em 2016, a Fundação Renova é uma organização instituída com o dever de reparar os danos causados pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco.

Edição Danieleh Coutinho

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas