Dólar Em baixa
5,195
1 de maio de 2024
quarta-feira, 1 de maio de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,195

Endividamento e inadimplência apresentam alta pela primeira vez no ano, em Vitória

Após dez meses consecutivos de quedas, o endividamento das famílias de Vitória registrou alta. O indicador passou de 59,0% em maio para 60,8% dos entrevistados (pouco mais de 80 mil famílias) afirmando estar endividados em junho (com cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal e prestação de carro). Acesse o levantamento na íntegra clicando aqui.

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), mesmo subindo no mês, o endividamento fechou o primeiro semestre de 2021 com uma média de 61,3%, menor média semestral desde 2014, quando foi de 52,5%.

A inadimplência também cresceu, passando de 24,2% em maio para 24,7% em junho, depois de sete meses em queda. Com esse resultado, a média da inadimplência no primeiro semestre de 2021 fechou com um percentual de 26,5%, sendo a menor média semestral desde 2015, quando ficou em 20,4%.

Essa é uma importante medida de qualidade do endividamento, mostrando o percentual de famílias que afirmaram que não terão condições de pagar suas dívidas no próximo mês. 

A Fecomércio-ES observou que no ano de 2021 as famílias voltaram a consumir outros produtos além dos essenciais, porém em menores proporções e buscando menor endividamento.

Apesar da crise provocada pelo coronavírus, o nível de endividamento e inadimplência das famílias de Vitória não apresentou grande deterioração em 2020 e observou-se que no primeiro semestre de 2021 os indicadores continuaram controlados comparados ao que aconteceu em 2018, por exemplo.

Em 2021, acredita a Fecomércio-ES acredita que essa dinâmica seja provocada por menores gastos, pois não estão consumindo tanto quanto gostariam, e retorno gradual do mercado de trabalho.

Inadimplência

A inadimplência também cresceu, ficando em 24,7%, sendo 0,5 p.p. maior frente ao mês anterior e corresponde a quase 33 mil famílias com pelo menos uma conta ou dívida em atraso. Frente ao ano passado, a inadimplência ficou 11,4 p.p. menor.

Já aqueles cuja expectativa é que não tenham condições de pagar as dívidas no próximo mês ficou em 10,4%. 

Tipos de dívidas

O cartão de crédito continua sendo o principal tipo de dívida, apontado por 85,2% das famílias endividadas. A categoria “outros” é o segundo tipo mais representativo (26,0%), com peso maior do financiamento de carro e casa.
Comprometimento da renda.

Entre os endividados, a parcela de comprometimento da renda mensal com dívidas ficou, em média, em 29,1% e com a renda comprometida pelos próximos 7 meses. Já os inadimplentes afirmaram que o pagamento está atrasado, em média, há 57 dias. 

Análise por Renda Familiar


O nível de endividamento em junho ficou equilibrado entre as faixas de renda e a inadimplência um pouco mais concentrada nas famílias de renda mais baixa (renda familiar até 10 salários mínimos). Para esse grupo, o nível de endividamento ficou em 60,1% e o de inadimplência em 25,8%.

Já para o grupo com renda familiar acima de 10 s.m., o endividamento ficou em 65,0% e a inadimplência em 16,5%. 

Brasil

O número de endividados no País em junho ficou em 69,7%, representando uma alta de 1,7 pontos percentuais na comparação com o mês anterior e de um aumento de 2,5 pontos percentuais frente ao ano passado. O percentual de inadimplentes foi para 25,1% e daqueles que afirmaram que não terão condições de pagar suas dívidas no próximo mês ficou em 10,8%.

Nota Técnica

Os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações para a elaboração das análises de seus estados.

A pesquisa é realizada com uma amostra de, no mínimo, 500 famílias residentes no município de Vitória. A análise dos dados é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES. 

FOTO DESTAQUE: divulgação

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas