Dólar Em baixa
5,073
4 de maio de 2024
sábado, 4 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,073

Com investimento de R$ 76,5 milhões, obras do Trevo de Carapina têm início

O governador do Estado, Renato Casagrande, visitou, na manhã deste sábado (22), o canteiro de obras do novo Trevo de Carapina e acompanhou o início dos trabalhos de ampliação, construção de viaduto e outras melhorias numa das principais vias de ligação entre Vitória e Serra. A obra de mobilidade tem um investimento de R$ 76,5 milhões e o prazo de execução dos trabalhos é de 24 meses.

“Essa é uma das obras estruturantes que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado. Estamos com importantes obras de mobilidade urbana na Região Metropolitana nos acessos a Vitória. Além do complexo viário de Carapina, estamos terminando as obras do Portal do Príncipe, para melhorar o acesso de quem vem de Vila Velha e Cariacica. Em breve as máquinas também começam a roncar na ampliação da Terceira Ponte”, afirmou Casagrande.

As obras do Trevo de Carapina foram contratadas via Regime Diferenciado de Contratação (RDC), em que a empresa fica responsável pela execução dos projetos básico e executivo, além das obras.

Entre as intervenções previstas, o trecho da BR-101 (Reta do Aeroporto) passará a contar com três faixas por sentido, desde o viaduto de acesso à rodovia do contorno até a Avenida Fernando Ferrari, além das vias marginais.

Também serão implantados novos acessos viários aos bairros Jardim Carapina e Eurico Salles (Avenida João Palácios), eliminando o semáforo de conversão existente atualmente. Além disso, a região também receberá obras de urbanização, praça, ciclovias, semáforos inteligentes, entre outras melhorias.

De acordo com o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, a proposta é eliminar o semáforo de três tempos da região, com a construção de um viaduto, mantendo as marginais, com calçadas e ciclovias. “Além disso, teremos praças, quadras, entre outros equipamentos para uma mobilidade mais humana”, destacou.

Cronograma das obras

As obras do complexo viário Trevo de Carapina serão divididas em três etapas. A primeira corresponde ao trecho da antiga Reta do Aeroporto (até a divisa entre os municípios de Serra e Vitória), onde serão executados os serviços de implantação de três faixas por sentido, calçada e ciclovia no sentido Vitória e calçada no sentido Serra, além de drenagem, paisagismo e iluminação. Durante a execução, serão mantidas sempre duas faixas por sentido no trecho e o prazo de execução será de seis meses.

Já a segunda fase da obra corresponde ao trecho da Serra até o viaduto de acesso à Rodovia do Contorno, onde serão implantadas 4 faixas de rolamento por sentido, além de uma faixa multiuso (também por sentido), que será utilizada para acesso às edificações e como baias de ônibus. Além disso, será implantada uma área de convivência e lazer, com dez metros de largura no canteiro central deste trecho. Essa etapa deve começar a ser executada em dezembro deste ano e ser entregue até julho de 2022.

Finalmente, a terceira e última etapa será iniciada em janeiro de 2022 e corresponde a construção do viaduto para os novos acessos aos bairros Jardim Carapina e Eurico Salles. Essa fase será iniciada antes da finalização da segunda etapa. A conclusão total das obras do complexo viário Trevo de Carapina tem previsão de término em dezembro de 2022.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas