Dólar Em baixa
5,196
2 de maio de 2024
quinta-feira, 2 de maio de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em baixa
5,196

“A doença assumiu forma de 2ª onda”, diz subsecretário de saúde

O subsecretário de vigilância em saúde, Luiz Carlos Reblin, disse, em novo pronunciamento na tarde desta quarta-feira (23), que o coronavírus assumiu, de fato, a forma de uma 2ª onda nos últimos dias, no Espírito Santo.

Junto do secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes, ele reforçou o apelo para que as famílias capixabas não se reúnam, de maneira ampla, nas festas de fim de ano.

“Esse apelo o secretário tem feito, especialmente nos últimos dias, quando a doença, de fato, assumiu uma forma de nova onda e tem ceifado muitas vidas. Os últimos números apontam para um quadro muito grave de mortes, aumento nas internações e nós podemos diminuir esse aumento se tomarmos as medidas de cuidado que conhecemos até hoje, porque não existe ainda medicamento disponível que pode tratar a doença. A vacina está pronta, mas ainda vai levar alguns dias para chegar”, afirmou.

Nésio Fernandes disse que as festas de fim ano representam um novo desafio para a pandemia. “Nós reiteramos o apelo e o pedido às famílias capixabas, que não realizem festas de fim de ano fora do núcleo familiar principal, os que convivem na própria casa. Não reúnam de maneira ampla as famílias. Não é o momento para isso. Para que a gente possa ter a possibilidade de se juntar no final do ano que vem, com a população vacinada e protegida contra a Covid-19”, diz.

“A gente faz aqui um apelo: trabalhe para salvar vidas. Oriente sua família e amigos. Não aglomere e não frequente espaços que colocam em risco a sua saúde e de seus parentes. Falta muito pouco para a vacina chegar até nós. Vamos sustentar esse período com os cuidados necessários”, enfatiza Luiz Carlos Reblin.

Ambos reforçaram o apelo feito durante todo o ano a população: usar máscara, lavar as mãos e manter o distanciamento.

Nésio Fernandes comunicou que a vacinação ampla, de todo o povo brasileiro, deve ocorrer apenas a partir do segundo semestre de 2021. Durante o primeiro semestre serão vacinadas pessoas consideradas do grupo de risco e os trabalhadores da área de saúde. “Isso representa a necessidade de resiliência a longo prazo. É preciso compreender que  a expectativa da vacina, o desenvolvimento e a disponibilidade delas não pode levar a uma percepção reduzida do risco de transmissão da doença”, destaca.  

Ele ainda expõe que pretende usufruir da expansão da rede assistencial no estado. Conta que pretende começar o ano com o desafio de preparar um grande plano de vacinação. Já possuem as seringas, plano estadual homologado e aprovado pelo conselho de gestores municipais. Segundo o secretário, será apresentado na próxima semana um detalhamento do plano de vacinação que irá mobilizar os novos gestores desde janeiro para a preparação do início da vacinação dos grupos prioritários que possivelmente ocorrerá a partir do mês de fevereiro.

Agradecimentos

O secretário de estado da Saúde, Nésio Fernandes, agradeceu ao Renato Casagrande, os Secretários do Estado e ex-ministros por dialogar com a população capixaba para conduzir a situação a um melhor caminho a fim de enfrentar a pandemia. 

O subsecretário Luiz Carlos Reblin ressaltou sua gratidão por todas as estruturas que compõem os órgãos de saúde e que mantiveram a população do ES atualizada com todas as informações durante a pandemia. Além disso, Nésio Fernandes afirma que a imprensa teve um papel importante na cobertura da pandemia no estado. Ele pondera que o jornalismo foi focado na conscientização da população na questão de orientar melhores práticas para se prevenir contra a Covid-19. Segundo ele, o jornalismo garantiu que a população tivesse a correta e justa informação durante os meses. 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas