Dólar Em alta
5,077
8 de maio de 2024
quarta-feira, 8 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,077

Verão 2015: Biquíni molhado pode causar infecção urinária

Redação Multimídia ESHOJE

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2015/01/07/1_viajem_cura__ao_084-108161.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'54ad602b3d907', 'cd_midia':108152, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2015/01/07/viajem_cura__ao_084-108152.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': ' Reprodução da Web', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '234', 'align': 'Left'}O verão é a estação da felicidade. Os passeios a locais como as praias e clubes aquáticos triplicam nessa época do ano, em que o calor alarma os ponteiros dos termômetros. Um perigo que pode estar escondido nessa temporada é o risco de infecção urinária, principalmente, em mulheres.
O uso prolongado de peças molhadas, como os biquínis, aumentam as chances da doença, devido à proliferação facilitada de bactérias patogênicas (agressoras), no sistema urinário.
De acordo com o ginecologista e obstetra Cleverson Gomes do Carmo Júnior, o transtorno é muito frequente – só perdendo o posto de doença infecciosa mais comum para a gripe. É muito comum em mulheres, porque a uretra feminina é mais curta e mais exposta às bactérias.
“Durante o verão ocorre um aumento no número de casos, notoriamente. Algumas peculiaridades da estação predispõem a isso, entre as quais o uso prolongado de roupas molhadas. Não importa o material. O problema está na umidade. Falta de hidratação adequada e maus hábitos de higiene também podem impulsionar o seu surgimento”, explica.
O especialista esclarece que a infecção urinária é a presença de bactérias na uretra, bexiga ou rins, causando sintomas como ardência ao urinar, dor e desconforto local e, em casos mais graves, febre.
“Para aproveitar o que o verão oferece de melhor sem sofrer com esse desconforto, algumas práticas são valiosas. Secar-se bem após sair da água, trocar o biquíni molhado por uma peça de roupa seca, evitar o uso de lingeries de tecido sintéticos, hidratar-se bem, bebendo muito líquido (exceto bebidas alcoólicas), evitar uso de roupas justas demais e que dificultem a ventilação da região genital, urinar logo após relações sexuais e não “prender” a urina quando surgir a vontade de urinar, são algumas medidas que ajudam. Caso haja algum sintoma de infecção urinária ou outra infecção vaginal, é necessário procurar imediatamente um ginecologista”, pontua o médico.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas