Dólar Em baixa
5,116
28 de abril de 2024
domingo, 28 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,116

Assembleia de SP adia votação de PL sobre embarque de animais vivos pela 3ª vez

A falta de consenso entre os deputados presentes na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) durante a noite desta quinta-feira, 5, fez com que a votação do Projeto de Lei 31/2018, que proíbe o embarque de animais vivos nos portos do Estado com a finalidade de abate para consumo, fosse adiada pela terceira vez.

Inicialmente, o “PL dos Bois” estava na pauta do dia 26 de junho. Na última terça-feira (3), novamente havia votação prevista, porém, a sessão foi suspensa em luto pelo falecimento do ex-deputado Wagner Lino (PT). No dia seguinte, o colégio de líderes da Alesp concedeu o caráter de urgência, incluiu o tema na pauta de quinta e, mais uma vez, a votação não ocorreu.

A pauta seria apreciada durante a segunda sessão extraordinária da Casa. Por volta das 19h30, pouco antes do início do debate, os deputados anunciaram que o projeto ocupava a 24ª posição entre os itens que seriam analisados e, por isso, representantes do setor agropecuário já esperavam que o debate poderia ser adiado. A expectativa foi confirmada pouco antes das 23h, com o encerramento dos trabalhos do dia.

Parlamentares favoráveis à proibição dos embarques pediam a antecipação do debate, enquanto os deputados contra a aprovação tentavam postergar as discussões. Pecuaristas e ambientalistas lotavam as cadeiras da Casa para dar apoio a seus respectivos representantes. Faixas a favor e contra o PL estavam espalhadas pelo plenário.

O vice-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Pedro de Camargo Neto, afirmou que o adiamento seria a melhor opção para o setor agropecuário. Com o adiamento, a expectativa de Camargo Neto é que a votação volte à pauta apenas após o recesso parlamentar.

O chefe do Departamento Econômico da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), Cláudio Silveira Brisolara, observou que o tema precisará passar pelo colégio de líderes novamente, antes de seguir para uma nova votação e ainda poderá compor a pauta da semana que vem. “Houve uma dispersão muito rápida entre os deputados ao fim da sessão e não ficou claro se foi firmado algum compromisso para que o tema voltasse ao plenário na próxima terça-feira (10), mas certamente tentarão”, estimou.

Nayara Figueiredo
Estadao Conteudo
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas