Dólar Em alta
5,077
8 de maio de 2024
quarta-feira, 8 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,077

Três pontes da GV correm risco de desabamento por falta de manutenção

Três pontes da GV correm risco de desabamento por falta de manutenção
Foto: Tati Beling

Pelo menos três pontes, duas de Cariacica e uma na Serra, correm o risco de desabar caso não passem por manutenção emergencial. É o que afirmou o presidente Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Assembleia Legislativa (Ales), Marcelo Santos, nesta quarta-feira (8).

As referidas pontes estão sobre o Rio Bubu e Formate, em Cariacica, e Jacaraípe, na Serra.

Ao todo, sete pontes precisam de manutenção, segundo laudo apresentado pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc-ES) a Coinfra.

Segundo Marcelo Santos, boa parte dos investimentos em infraestrutura não conseguem ser completamente aproveitados devida a falta de regulamentação tanto no processo de construção como no de fiscalização. A promessa é de que até o final de 2019 existam leis que regulamentem a fiscalização e a manutenção das construções..

“O investimento do Governo passado a casa é de R$ 1 bilhão e o máximo que o Estado consegue executar é 20 a 30% desse valor. Tudo devido a falta de critérios específicos para execução, fiscalização e manutenção. Por isso, o Governo Federal toma a iniciativa nesse momento e promete, inclusive, regulamentar e criar todas as medidas que faltam para garantir e aumentar o investimento em obras de infraestrutura no Estado”.

Segundo  Marcelo Santos, as medidas necessárias serão cumpridas e repassadas aos órgãos responsáveis, tanto o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES), quanto a Eco101

Para o vice-presidente da Abenc-ES, Jaime Oliveira Veiga, as estruturas podem ser deterioradas por diversos fatores que podem incluir, principalmente, a maresia. “As construções próximas ao mar, como no caso de Jacaraípe, sofrem muito rápido a ação da maresia que enferruja, elimina proteções e suportes, e, à longo prazo, pode causar danos irreparáveis. É necessária a criação de estratégias específicas para lidar com tais tipos de empreendimento”, disse.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas