Dólar Em alta
5,196
1 de maio de 2024
quarta-feira, 1 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,196

Supermercados voltam a ter abertura facultativa aos domingos no ES

Índice de Preços ao Consumidor-Classe 1 acumula inflação de 4,09% no ano e de 4,28% nos últimos 12 meses (Arquivo/Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Após mais uma rodada de negociações, sindicato e federação parecem ter finalmente batido o martelo em relação a abertura dos supermercados aos domingos.

Segundo a Federação do Comércio de Bens e Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), os empresários estão autorizados a abrir as portas aos domingos, de forma facultativa, exceto em três datas: 25 de dezembro, 1º de janeiro e 1º de maio.

Ainda segundo a Fecomércio-ES, a nova Convenção Coletiva de Trabalho será assinada na próxima sexta-feira (23).

De acordo com o presidente do Sindicomerciários, Rodrigo Rocha, havia uma mediação marcada na Delegacia Regional do Trabalho (DRT), mas a Federação enviou uma proposta, que foi analisada pelo Sindicato e aceita por ambas as partes.

As negociações da Convenção Coletiva de Trabalho entre Fecomércio e Sindicomérciarios tinham as seguintes solicitações:

Reajustes Salariais – a Fecomércio  oferecia 3,97%. O Sindicomerciários pedia 4,5%

Reajuste Piso – a Fecomércio oferecia 3,97%. O Sindicomerciários pedia 5,0%;

Reajustes de clausulas econômicas – a Fecomércio não oferecia proposta e queria manter CCT 2017/2018; O Sindicomerciários pedia reajuste de 5,0%;

Supermercados e Comércios em Geral – A Fecomércio queria que os supermercados abertos aos domingos. Já  o Sindicomércios queria mante-los fechados.

Segundo Rodrigo Rocha, foi concedido reajuste de 4% no piso salarial (R$ 1.107,60) e nos demais salários, além de ficar garantido plano de saúde, seguro de vida e plano odontológico a todos os trabalhadores. “Num cenário de retirada de direitos, temos que avaliar como algo importante, apesar de ter sido uma negociação diferente da que foi feita nos outros anos, devido ao momento de recuperação da economia e retirada de direitos. A nível nacional, os reajustes tem variado no percentual entre 2% e 2,2%, e nós conseguimos 4% aqui no Estado, apesar de difícil”, avaliou.

Ainda de acordo com o presidente, com exceção dos três dias em que os supermercados não abrirão, nos demais a empresa terá que pagar 100% das horas extras (o valor não pode ser inferior a R$ 81), além de fornecer almoço e janta e  vale transporte gratuito.

Em 2017, foi feito um acordo para que os supermercados abrissem de maneira facultativa aos domingos no período de dezembro a fevereiro, devido ao movimento turístico. Este ano a possibilidade foi colocada novamente em pauta. A diferença é que a maioria dos sindicalistas percebeu a necessidade de a abertura ser facultativa constantemente.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas