Dólar Em alta
5,077
7 de maio de 2024
terça-feira, 7 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,077

Seis parlamentares capixabas respondem a inquéritos e ações na justiça

Palácio do Congresso Nacional
Palácio do Congresso Nacional

Dos 13 parlamentares do Espírito Santo no Congresso Nacional, seis respondem a inquéritos e ações na justiça. Ao todo, 17 processos estão sendo movidos contra os senadores e deputados federais do estado.

O levantamento foi realizado pela ONG Ranking dos políticos, que atua na fiscalização da gestão dos parlamentares. As informações coletadas estão disponíveis no Portal da Transparência e nos sites dos tribunais de Justiça.

No ramo do Senado, apenas Magno Malta (PR) responde a processos, sendo um por danos materiais e outro por dano moral. Já entre os deputados federais, metade dos nossos representantes possuem inquéritos na justiça. Sérgio Vidigal (PDT) lidera o Ranking, com seis acusações, sendo uma condenação por nepotismo, quando era prefeito da Serra e nomeou a irmã, Emília Vidigal, como assessora especial; e outra por mau uso do dinheiro público, também na época em que comandava a prefeitura.

Outros Federais indiciados são: Norma Ayub (DEM) e Helder Salomão (PT), ambos com processos de improbidade  administrativa; Lelo Coimbra (MDB), por crime eleitoral, e Marcus Vicente(PP), que possui quatro processos, sendo a maioria por contas de candidato desaprovadas.

A ONG classificou a atuação de todos os parlamentares nos Estados do Brasil, de acordo com alguns critérios, entre elas assiduidade, gastos da cota parlamentar, processos judiciais e atuação legislativa.

Por Lizandra Amario

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas