Dólar Em baixa
5,112
2 de maio de 2024
quinta-feira, 2 de maio de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,112

Novos portos no norte do ES podem gerar mais de 5 mil empregos

Novos portos no norte do ES podem gerar mais de 5 mil empregosCom a previsão de dois novos portos no Norte do Espírito Santo, mais de cinco mil empregos diretos e indiretos podem ser gerados, tanto na fase de instalação como na de operação dos complexos portuários. Além disso, o desenvolvimento do comércio nas regiões mais próximas é outro fator importante apontado pelas empresas.

Anunciado pela Petrocity Portos, o Centro Portuário de São Mateus (CPSM) será instalado em Urussuquara, no distrito de Barra Nova, no município do norte capixaba. Porém, a empresa até o momento não anunciou a expectativa de início das obras. Por outro lado, o Porto da Imetame, anunciado pela Imetame Metalmecânica, será localizado na ES-010 em Barra do Riacho, no município de Aracruz, com expectativa de início das obras no mar entre o final deste ano e o primeiro trimestre de 2020.

Presidente do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Estado do Espírito Santo (Sindiex), Marcilio Rodrigues Machado pontua que o setor de comércio exterior aguarda há anos a implantação de um novo terminal portuário no Espírito Santo. Entretanto, existe um problema. “O nosso grande problema hoje é a precária infraestrutura portuária que demanda investimentos em portos que possam receber navios maiores carregando contêineres. Existem cerca de 19 novos projetos de terminais no Estado que ainda não se tornaram realidade”, ressaltou.

CPSM

Tratando-se de um complexo multimodal que atende a diversos tipos de embarcações e características específicas de cargas, por meio de ponte de acesso, berços de atracação e quebra-mar, o Centro Portuário de São Mateus (CPSM) apresenta um investimento de R$ 3,1 bilhões.

A estrutura atenderá a navios de contêineres e carga geral, rochas ornamentais, celulose e papel, veículos e supply offshore (apoio às operações de óleo e gás). Uma das características do complexo é o uso intenso da cabotagem, em que os produtos são movimentados em pequenas distâncias, sem perder a costa de vista. O centro portuário ocupará um vácuo entre Vitória e Ilhéus, sendo o único porto do Sudeste na área da Sudene.

Novos portos no norte do ES podem gerar mais de 5 mil empregosMovimentação de contêineres

Já com conceito multipropósito, o Porto de Imetame terá foco na movimentação de contêineres e cargas gerais e também atenderá a operações offshore. O empreendimento em fase final de aprovação, de acordo com a empresa.

O presidente do Sindiex explica que existe consenso no setor de exportação em relação a focar em um único porto e trabalhar para que este seja executado de modo que não continuem a perder carga para outros estados brasileiros. “Não estou afirmando que os outros projetos devam ser abandonados, mas que se priorize pelo menos um porto de modo que a curto prazo possamos reter as cargas que se destinam ao nosso Estado”, esclareceu Machado.

Ainda segundo Marcilio, caso demore mais 10 ou 15 anos para que o estado tenha um porto de águas profundas existe grande risco de perder volumes de cargas direcionadas para o Espírito Santo. “O mercado funciona baseado em expectativas. As perspectivas de execução de um projeto de porto a médio e curto prazo fazem com que consigamos manter algumas cargas em nosso Estado e, também, pensemos em atrair novos negócios”, explicou.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) informa que reconhece a importância de tais empreendimentos e acompanha com a atenção as tratativas para as respectivas instalações. Ainda de acordo com a nota, os portos ajudarão certamente  a impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico do Estado.

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas