Dólar Em baixa
5,105
18 de maio de 2024
sábado, 18 de maio de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,105

Municípios do Caparaó terão 100% de esgoto tratado em até dois anos

Tentando recuperar um meio ambiente gasto e devastado pelo próprio homem, em prol do “desenvolvimento”, o Governo do Estado divulgou nesta terça-feira (18), no Palácio Anchieta, novos investimentos para reverter a situação degradante dos rios, nascentes e área florestal do Espírito Santo. Dessa forma, o governador, Paulo Hartung (PMDB), assinou a ordem de serviço para implantação da rede de coleta e tratamento de esgoto em quatro municípios da Região do Caparaó.

Iúna, Ibatiba, Dores do Rio Preto e Irupi vão receber mais de 58km de rede coletora de esgotamento sanitário. As obras iniciaram nesta terça (18) e devem ser concluídas em até 24 meses. O investimento na região será de R$ 53,3 milhões, além de gerar cerca de 680 empregos diretos.

“A implantação dessa rede coletora vai beneficiar mais de 34 mil habitantes do Caparaó. Serão mais de oito mil ligações feitas pela Cesan. Ao final das obras, mais de sete milhões de litros de esgotos deixarão de ser jogados nos rios diariamente. Iremos coletar, tratar e devolver ao manancial um efluente que não irá prejudicar as bacias – Itabapoana e Itapemirim – que abastecem mais de 15 cidades diretamente. Saneamento básico é saúde, é desenvolvimento sustentável, é valorização e promove crescimento econômico”, afirmou o presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Pablo Andreão.

Devido à complicada situação vivenciada na Grande Vitória, isto é, regiões com rede disponível, mas que os moradores ainda não realizaram a interligação da sua rede interna com a da empresa, Andreão informou que todos as ligações intradomiciliares dos quatro municípios serão feitos pela Companhia, sem custo para a população.

Essas ações fazem parte do Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem, que tem como pilares: a universalização sanitária, a recomposição florestal e recuperação e proteção das nascentes em todo o território capixaba. Ao todo, serão investidos R$ 1 bilhão, provenientes do recurso disponibilizado pelo Banco Mundial.

Esse capital deverá ser utilizado em até cinco anos, com isso, o Governo espera conseguir coletar e tratar 100% do esgoto de 12 municípios do Estado. Além disso, o Executivo estadual deve colocar em prática o projeto piloto “Mangaraí”, que através do Programa Reflorestar, pretende restaurar 3.850 hectares de mata, beneficiando 21 municípios, produzindo água para a Bacia Santa Maria. A previsão para iniciar a recomposição florestal nesta área é em 2017.

“O Reflorestar é uma etapa para plantar água. O Águas e Paisagem é um programa de desenvolvimento sustentável que irá gerar desenvolvimento econômico. Estamos cuidando das nossas nascentes, que precisa de muito trabalho e planejamento. Essas ações são para melhorar cada vez mais o nosso o meio ambiente”, ressaltou Andreão.

Já na Grande Vitória, os municípios de Vila Velha e Cariacica também entram no conglomerado de medidas. No município canela-verde, a Participação Público e Privada (PPP) para o saneamento básico está na fase final do certame. Segundo Andreão, a previsão é que em 30 dias o contrato seja assinado. Já a PPP de Cariacica ainda está em fase de estudos, ficando para o próximo ano.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas