Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,116

Primeiro dia de prova do Enem tem abstenção de 30%; 273 são eliminados

O primeiro domingo (5) de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve a abstenção de 30,2% dos candidatos inscritos, segundo informações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela aplicação da prova. Ao todo, 273 participantes foram eliminados.

No total, 6,7 milhões de candidatos se inscreveram para o Enem 2017. Desses, pouco mais de 1,8 milhão não apareceram para fazer as provas. De acordo com o Inep, a abstenção ficou dentro da média histórica. Neste primeiro dia de prova os inscritos tiveram pela frente a redação e outras 90 questões de linguagens e ciências humanas. No próximo domingo (12), será a vez de 45 perguntas de ciências da natureza e outras 45 de matemática.

Dois participantes do Enem deixaram o local de prova com o caderno de questões antes do horário permitido, segundo informou o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM). Um dos participantes já foi identificado e será desclassificado do exame. Segundo o ministro, os dois fatos não caracterizam vazamento da prova.

Do total de eliminados (273), 264 foram por descumprimento de regras gerais do edital e nove por se negarem a passar pelo detector de metal. Outra ocorrência destaca pelo ministro em entrevista coletiva foi o caso de um participante flagrado com um cigarro de maconha ao chegar para realizar a prova. Segundo Mendonça Filho, a polícia foi avisada e o aluno foi autorizado a realizar a prova.

Dois locais de prova, um em Teresina e outro no interior de Goiás, ficaram sem energia elétrica e os candidatos não conseguiram fazer a prova.Os inscritos irão fazer um novo exame, no dia 12 de dezembro. Segundo o Inep, a falta de energia afetou cerca de 2.300 participantes.

Mais da metade dos alunos (57,7%) já utiliza a nota do Enem para ingressar no ensino superior público do país. A prova passou a ser adotada como vestibular em 2009 e, ano a ano, conquista mais adesão entre faculdades públicas e privadas. Na rede pública, o uso é mais disseminado nas 63 universidades federais –todas usam o exame como processo seletivo ou parte dele. (com informações do UOL)

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas