O Dia do Cliente é comemorado anualmente em 15 de setembro no Brasil. A data foi criada para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores. Por isso, como forma de agradecimento pela sua fidelidade, são realizadas promoções especiais e descontos. Na Grande Vitória diversos estabelecimentos estão preparando ações para atrair os consumidores, entre promoções, degustações de produtos e até competição de jogos.
Na Chérie Creperia, por exemplo, o dia será comemorado mais cedo. Nesta sexta, dia 14, todas as mesas da casa, localizada na Praia do Canto, em Vitória, ganharão como entrada a “Focaccia Chérie”, uma deliciosa massa de crepe crocante, coberta por queijo parmesão e orégano, cortada em fatias.
Já a empresária Thiêzy Menegassi convida clientes para degustar diversas delícias e brindar com espumante no sábado, dia 15, das 10 às 18 horas, na franquia da marca de acessórios e objetos decorativos Sobral Design, Praia do Canto. A loja vai ganhar decoração especial com balões vermelhos. Além disso, ela oferece 30% de desconto em peças selecionadas da linha Patchwork.
A farmácia de manipulação Globo Fórmula vai promover uma ação em parceria com a loja da Animale, na Praia do Canto, no sábado, dia 15. Além de conhecer as novidades da marca de moda feminina, a partir do meio dia, clientes e convidados poderão degustar produtos nutricionais e aproveitar para conhecer os cosméticos manipulados com amostras da Globo Fórmula.
“Percebemos que a cada ano o cliente já cria uma expectativa do que será oferecido pelos estabelecimentos na data. É interessante participar e criar promoções para garantir a casa cheia”, explica Dyonatan Giovanelli, proprietário do Caranguejo do Assis. Em sua unidade de Vila Velha, um dos pratos mais pedidos estará com um desconto especial em comemoração à data: o arroz de mariscos, de R$ 66,50, sairá por R$ 49,90.
Outro local que resolveu preparar algo para a data foi a Composé Revestimentos. Das 10h às 13h, um bartender fará drinks para refrescar a manhã de sábado dos clientes que visitarem a loja e terá distribuição de brindes para compras acima de um determinado valor. Para Carlos Marianelli, proprietário, trata-se de um mimo para prestigiar os clientes. “São eles que fazem o sucesso do nosso negócio e sempre tentamos demonstrar nosso agradecimento proporcionando um serviço diferenciado”, destaca.
Origem do Dia do Cliente
O Dia do Cliente foi criado em 2003, no estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos. Sua ideia era criar uma data diferenciada onde os clientes pudessem ser homenageados, ajudando a desenvolver uma relação de fidelidade entre os consumidores e os comerciantes.
O Dia do Cliente foi oficializado no Rio Grande do Sul em 2003, mas atualmente já foi aprovado em 14 estados brasileiros e 167 municípios.