Dólar Em baixa
5,116
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,116

Espírito Santo confirma morte de homem por Covid-19 e investiga mais quatro casos

Espírito Santo confirma morte de homem por Covid-19 e investiga mais quatro casos
Foto: Divulgação/Sesa

Um homem de 57 anos, hipertenso controlado e obeso, é o primeiro caso de óbito confirmado por Covid-19 no Espírito Santo. Trata-se de um morador da Serra, conforme anúncio, nesta quinta-feira (2), da Secretaria de Estado da Saúde. Segundo a médica Juliana Tavares, diretora técnica do Hospital Jayme Santos Neves, ele deu entrada no hospital já em estado grave no dia 24 de março e teve pioras constantes.

Saiba mais sobre o novo coronavírus

A morte pode não ser a única em território capixaba. Segundo Luiz Carlos Reblin, subsecretário de Vigilância em Saúde, outros quatro casos também estão sendo investigados e podem ser confirmado ainda nesta quinta. Ele não especificou se são pacientes somente da rede pública, mas destacou que são mortes de quadros de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

“Temos, desde o início da chegada do coronavírus no Espírito Santo, o registro de 13 óbitos por síndrome respiratória aguda grave e desses 9 resultados já foram negativos para Covid-19 e aguardamos os resultados de mais 4 análises. Todos os casos de internação com maior suspeita direta de Covid-19 são monitoradas, o mesmo com síndromes respiratórias estamos colhendo material e enviando para análise no Laboratório Central do Estado (Lacen), para saber qual agente causou a síndrome. Neste momento temos atualizados, até ontem (quarta, 1º) 29 pessoas de SRAG que estão sendo investigadas para Covid”, detalhou Reblin.

Mais de 200 casos suspeitos na Serra

O município da Serra conta com 22 casos do novo coronavírus confirmados e a pandemia pode ter feito, na cidade serrana, outras 222 vítimas. O primeiro óbito do Estado foi registrado às 22H55m de 1º de abril de paciente que apresentava quadro de síndrome gripal desde 18 de março, mas que só buscou atendimento no dia 24 de março, necessitando desde o primeiro momento de aparelho para respirar.

A contaminação dele é mais um caso de contaminação comunitária. “A vítima no procurou no dia 24 e foi um quadro direto de emergência e isolamento. Em menos de 24 horas evoluiu, foi entubado, na UTI e teve disfunção de órgãos muito rápido, a função cardíaca ficou comprometida em 30% nas primeiras horas de internação e no quarto dia estava em hemodiálise”, detalhou Juliana Tavares, diretora técnica do Hospital Jayme Santos Neves. Ela acrescentou ainda que durante o tratamento, ele fez uso de cloroquina.

A diretora disse, ainda, que, embora fosse uma pessoa muito ativa, sem qualquer limitação, apresentava obesidade e hipertensão, que são dois fatores que já o colocariam entre os quadros de risco.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, não faltou medicamento para os pacientes, atenção aos familiares, material e condições de trabalho para todos o que profissionais que atuaram no atendimento. “O estado tem se preparado e o momento (de óbitos) infelizmente chegou. Exaltamos a sociedade que apoiem as medidas de isolamento e que entendam a necessidade de radicalizar no comportamento, que possam abrir mão do aperto de mão, abraço e beijo no rosto. Todos os pacientes respiratórios precisam de isolamento de 14 dias, independente do exame do covid-19. Nossa medidas é para termos a menor letalidade do país”.

Luiz Carlos Reblin acrescentou que o crescimento do curva acontece no Espírito Santo, mas não chegou ao maior ponto. “Portanto, as medidas de isolamento precisam permanecer em vigor para, ao mesmo tempo reduzir o número de casos, ter menos risco de casos graves e óbitos. Aproveitamos para pedir que a sociedade reflita, quem é industrial ou comerciante, não tem diferença. Tanto o dono quanto o empregado, todos estão sujeitos ao mesmo risco, e a sobrecarga no sistema de saúde se dará no sistema publico e privado. Precisamos preservar a vida das pessoas”, finalizou.

Prefeito

Por nota, o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, disse que “com pesar, está confirmado o primeiro óbito por causa da COVID-19 no Espírito Santo. O paciente, que é morador da Serra, estava internado no Hospital Jayme Santos Neves desde o último dia 24 de março e faleceu ontem. Meu coração está com a família e os amigos desse senhor, de 57 anos. É um momento triste, em que peço em oração consolo, conforto e força para os seus entes queridos.  Eu volto a pedir à população que evite sair de casa. Que Deus nos abençoe!”.

Segundo a secretaria de Saúde da Serra, todos os casos de pacientes moradores do município estão sendo monitorados e acompanhados pela Secretaria, que mantém sigilo sobre as informações de pacientes. Cabe ressaltar que o número de suspeitas e casos de COVID-19 são repassados pela Secretaria Estadual de Saúde.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas