Dólar Em alta
5,196
1 de maio de 2024
quarta-feira, 1 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,196

Ecobalsa promete um passeio prático e sustentável na Grande Vitória

24_Ecobalsas_02-2-620x360Em operação no Rio de Janeiro desde 2008, as Ecobalsas são a nova aposta para otimizar, assegurar e complementar a mobilidade dos capixabas por meio do transporte aquaviário. A ideia é iniciar as operações até agosto, de forma turística nos fins de semana, da Prainha de Vila Velha até a Praça do Papa, em Vitória.

As Ecobalsas são embarcações do tipo catamarã, de dois cascos e 15 metros de comprimento. Elas comportam até 140 passageiros em assentos flutuantes e, por lá, ainda há um espaço reservado para transportar até 40 bicicletas.

Com a ideia de trabalhar a mesma tarifa do transporte público, que hoje equivale a R$ 3,20 no sistema Transcol, a passagem poderá ser adquirida por meio do mesmo cartão recarregável dos ônibus, do aplicativo para celular e, também, por dinheiro nas guaritas de pagamento, que serão dispostas no espaço que liga o píer de atracação das Ecobalsas à via pública.

O projeto, dos empresários Ricardo Herdy e Aníbal Abreu, é avaliado em R$ 6 milhões e já foi aprovado pelas prefeituras de Vitória, Vila Velha e Cariacica. “Pensamos em criar mais pontos. Diferentemente do aquaviário tradicional que já existiu, desta vez teremos outras propostas de funcionalidade: turismo e ecologia”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano de Vila Velha, Antônio Marcus Machado.

Outro ponto importante para promover o funcionamento do novo sistema de transporte, segundo o vereador Fabricio Gandini, que cuida da Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação de Vitória, é que este tipo de embarcação preza pelo meio ambiente por ser de mínimo impacto, extrema eficiência e total segurança.

embarcacao03Os barcos andam em velocidade de 6 a 8 nós (entre 10 e 15 km/h) e atendemos rigorosamente os padrões da Capitania dos Portos, segundo Ricardo Herdy, o empresário que começou o projeto em águas cariocas. “As embarcações foram especialmente projetadas para a navegação na Grande Vitória, que tem uma maré baixa que chega a apenas 40 centímetros”, afirma ele.

Além dos itens de proteção e segurança obrigatórios exigidos pela Capitania dos Portos, como coletes e pé direito alto, as balsas ainda são equipadas com recursos adicionais como toldo, rede de proteção para crianças, corredores amplos que facilitam o escoamento de passageiros e dois botes auto infláveis.

Toda a frota está garantida por seguro de responsabilidade civil e, para oferecer ainda mais tranquilidade aos clientes, as Ecobalsas também contam com um seguro adicional de acidente pessoal e despesas médico-hospitalares.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Eu estou ansiosa para fazer essa travessia e relembrar os velhos tempos dos barcos. Eu moro em Portugal e aqui é um transporte muito usado para a travessia para Lisboa. Estou na torcida para que tudo dê certo e quem sabe inclua mais pra frente os dias da semana também. Obrigada a todos que estão envolvidos neste projeto. Boa sorte!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas