Dólar Em alta
5,196
1 de maio de 2024
quarta-feira, 1 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,196

Cresce a procura pela vacina da febre amarela na US de Jardim Camburi

fila-da-vacina5
Movimento na US de Jardim Camburi no surto de febre amarela em 2017. Foto: Thais Rossi

Cerca de um ano após o surto de febre amarela no ES em 2017, que registrou 330 casos do tipo silvestre (transmissão ocorrida em área rural) em terras capixabas, dos quais 100 evoluíram para óbito, a procura pela vacina voltou a crescer na Unidade de Saúde de Jardim Camburi.

Ainda não há registro de casos da doença neste ano, mas a procura maior vem acontecendo na US de Jardim Camburi desde a semana passada no balcão de atendimento da unidade e também telefone. “De cada cinco pessoas que nos procuram, três são para perguntar sobre a vacina”, disse o assistente administrativo, André Vieira.

Segundo ele, o surto da doença em São Paulo e Rio de Janeiro, estados que fazem fronteira com o ES, pode estar motivando a procura maior. Muitas delas também esperaram o grande fluxo que lotou as unidades de saúde no ano passado diminuir para só então procurar pela vacina. “Muitos acham que não tem a vacina e só procuram no surto. Mas ela está no calendário e disponível todos os dias”, explicou.

O representante comercial Mário Lúcio Duarte foi uma das pessoas que não tomou a vacina no ano passado. “Tinha muita gente. Vim até aqui umas cinco vezes. Como não estava indo para área de risco, não tomei. Mas agora procurei porque vou viajar para São Paulo”.

Pedro Eugênio Tavares também desistiu da vacina em 2017 devido as filas. “Quando consegui um laudo, não tinha dose. E eu viajo muito. Hoje procurei porque também vou viajar, para São Paulo e Rio de Janeiro”.

A aposentada Teresa Viana, 70, disse que não tomou a vacina por orientação médica. “E também porque não saio de casa. Como não vou a lugar nenhum, e não vejo áreas de mato por aqui, não vi perigo”.

O médico Rodrigo Roitmann tomou a vacina antes do surto, por uma viagem. Nesta manhã, estava em uma US com a esposa e a filha de 9 meses. “Minha esposa esperou porque estava grávida e depois começou a amamentar. E a bebê precisou completar nove meses”, explicou.

A reportagem também foi a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina; e as US dos bairros Solon Borges e Bairro República, em Vitória, mas os responsáveis não informaram se houve aumento da procura ou não pela vacina de febre amarela.

Vitória

Em Vitória, o horário de vacinação será ampliado a partir desta quarta-feira (17). 26 salas de vacina das unidades de saúde passarão a atender para imunização contra febre amarela de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A medida foi tomada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) devido à circulação do vírus em estados e países vizinhos.

A orientação da Vigilância Epidemiológica é para que todas as pessoas que ainda não se imunizaram procurem uma das salas de vacinação disponíveis no município: Andorinhas, Ilha das Caieiras, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Maruípe, Praia do Suá, República, Resistência, Santa Luiza, Santo André, Santo Antônio, Vitória/Parque Moscoso, Alagoano, São Pedro V, da Penha, do Quadro, Grande Vitória, Consolação, Ilha de Santa Maria, Ilha do Príncipe, Jabour, Jesus de Nazareth, Maria Ortiz, Santa Martha, São Cristóvão e Forte São João.

Cariacica

A Coordenação de Vigilância Epidemiológica do município de Cariacica informou que segue as recomendações da Secretaria de Estado da Saúde. A vacina contra febre amarela está disponível em 23 unidades de saúde, às segundas, quartas e sextas-feiras, no horário de 7h30 às 15h30.

Quem for se vacinar deve levar a caderneta de vacinação. Devem procurar a unidade todas as pessoas com idade acima de 9 meses de idade que ainda não receberam nenhuma dose da vacina.

As unidades de saúde com vacinação são: Alto Lage, Bela Aurora, Bela Vista, Cariacica Sede, Graúna, Jardim América, Mucuri, Nova Rosa da Penha II, Operário, Oriente, Porto de Santana, Rio Marinho, Santa Bárbara, São Francisco, Santa Fé, Valparaíso, Itapemirim, Novo Brasil. É importante ressaltar que o idoso a partir de 60 anos deverá ser avaliado antes da aplicação da vacina.

Vila Velha

No município de Vila Velha a vacinação preventiva contra a doença continua disponível para a população nas unidades de saúde, mesmo sem registro de casos de febre amarela em humanos. As US que disponibilizam a vacina podem ser conferidas no site da prefeitura.

Serra

Em Serra, a prefeitura informou que quase 90% da população está imunizada contra a doença, e até o momento, não foi observado crescimento na procura por parte da população. Contudo, a Secretaria de Saúde está convocando a pequena parcela dos munícipes que não imunizados ainda a comparecerem às Unidades Regionais de Saúde, onde estarão sendo concentrados todos os esforço para ampliação da cobertura vacinal.

As Unidades Regionais são Boa Vista, Serra Dourada, Novo Horizonte, Feu Rosa, Serra-Sede e Jacaraípe. O funcionamento da Sala de Vacina é de segunda a sexta, das 8 às 17h.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas