Lucas Rezende

Lucas Rezende é jornalista e titular da Coluna Fonte Grande, publicada de segunda à sexta. Notas e sugestões: fontegrande@eshoje.com.br

O projeto conservador e retrógado do vereador Davi Esmael, o “Escola Sem Partido” está sendo alvo de repúdio do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. De acordo com o vereador, o objetivo do projeto é prevenir a prática da doutrinação política e ideológica nas escolas, que pode comprometer a liberdade política dos estudantes de fazerem suas próprias escolhas, segundo aquilo que acreditam. Mas para o Centro de Educação da UFES o projeto ataca a educação, a escola, docentes e discentes, contrariando princípios conformadores da educação brasileira, em especial, as liberdades constitucionais de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber, o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e a gestão democrática do ensino público.

Segue o repúdio
“Buscam destruir o direito de livre expressão dos/as docentes e dos/as estudantes. Muitos não se importam, mas daqui a pouco, se aprovado esse projeto, todas as instituições que não perpetuarem somente as ideias do referido grupo serão impedidas de se expressarem. Assim, o Conselho Departamental do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo repudia, veementemente, o projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Vereadores de Vitória. Esperamos que, pelo menos, o bom senso prevaleça, levando a não aprovação do absurdo projeto”.

Para conhecer melhor a peça…
Davi Esmael é aquele mesmo vereador que disse que o casamento gay “atinge a moral”.

Para conhecer melhor a peça… 2
É também o mesmo que foi denunciado à Corregedoria da Câmara Municipal de Vitória por violação à ética e ao decoro parlamentar durante o processo de tramitação do Plano Diretor Urbano (PDU).

Tropa doente
O número é da Associação de Cabos e Soldados: depois do movimento paredista de fevereiro, mais de 500 policiais militares passaram a fazer acompanhamento psicológico.

Tropa pressionada
No último sábado, um diretor da associação tentou se suicidar. Policiais militares tiveram que invadir a casa dele para evitar o pior.

Segue a fila
Já passa de 100 o número de concursados aguardando nomeação para suprir os quadros defasados da Defensoria Pública Estadual. Até o momento, apenas 13 defensores aprovados tomaram posse.

A voz do povo
O Sindicato dos Policiais Civis quis saber: a Segurança Pública do Governo Paulo Hartung é satisfatória? 91% respondeu que não.

O descaso do Anchieta
A Defensoria Pública continua sem suplementação orçamentária e com um repasse do Governo de 0,397%, em 2017, menor do que o repassado em 1999, que havia sido de 0,44%.

Cultura italiana
A tradicional Carretela Del Vin de Santa Teresa acontecerá no dia 30 de junho.

Estilo
Tendências da moda masculina europeia estarão em destaque na edição deste ano do Evento Noivas do ES, que acontece amanhã e quinta no Centro de Convenções de Vitória: blazer salmão com calça clara e terno verde bandeira – para ocasiões diurnas, obviamente.

Com a palavra final, o ex-Ministro da Educação Renato Janine Ribeiro
“Extrema-direita, no Brasil e no mundo, se define pela oposição aos direitos humanos e aos costumes modernos.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *