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Vítimas de violência doméstica têm canais de atendimento psicológico e denúncia online

Vítimas de violência doméstica têm canais de atendimento psicológico e denúncia online
Foto: Divulgação/TJES

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comvides) do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), em parceria com a ArcelorMittalTubarão e um grupo de psicólogas voluntárias, vai oferecer atendimento psicológico a mulheres vítimas de violência doméstica durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

​A juíza coordenadora da Comvides, Hermínia Maria Azoury, explicou que “a iniciativa foi pensada, para ser um canal de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar durante o período de isolamento social, na busca de políticas públicas pelo TJES, através da coordenadoria de enfrentamento à violência doméstica e familiar, em parceria com a Arcelor Mittal, que disponibilizou cinco aparelhos e linhas telefônicas para atendimento psicológico às vítimas, além de orientações que se fizerem necessárias, por profissionais de psicologia”.

​O atendimento será realizado por ligação ou mensagens instantâneas, pelas psicólogas voluntárias: Tatiana Braga de Alencar, Luisa Nascimento Nogueira Campos Fróes, Julia Oliveira Balestrassi Ferry-Parker, Priscila Lima e Mercedes FróesPereira. O serviço ainda contará com a colaboração da professora Cláudia Murta, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

​Para a psicóloga Tatiana Alencar, que integra o grupo que estará à disposição das vítimas para atendimento por telefone e whatsapp, esse acolhimento é extremamente importante, porque a partir do momento que a pessoa faz uma denúncia, ou seja, que a mulher toma uma atitude diante a situação que está vivenciando, ela passa por uma transformação, e o profissional de psicologia pode ajudá-la a refletir sobre qual o caminho quer seguir, quais os cuidados que ela deve ter consigo mesma e o que é realmente importante para ela.

​Os números dos telefones são:

(27) 992363792 – Segunda, quarta e sexta-feira – 13h às 16h
Terça e quinta-feira – 13h às 18h
(27) 992342024
Segunda, terça e quinta-feira – 8h às 11h
Quarta-feira – 8h às 10h
(27) 992631179
Segunda e quarta-feira – 14h às 20h
Terça e quinta-feira – 8h às 12h
Sábado – 9h às 12h
(27) 992624272
Segunda, quarta e quinta-feira – 14h às 17h
(27) 992344401
Segunda-feira – 14h às 17h
Quarta-feira – 14h às 17h
Sexta-feira – 14h às 17h
Caso a mulher não tenha créditos para ligar, a ligação pode ser feita a cobrar. Nesses casos, a psicóloga vai desligar a ligação e retornar para o número que fez o contato.

Denúncias passo a passo
Com a ampliação das atividades da Delegacia On-line durante o período da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), agora é possível o registro de boletim de ocorrência de crimes resultantes de violência doméstica e familiar. Pensando nisso, a Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-Deam) elaborou um passo a passo para auxiliar as vítimas a registrarem o boletim de ocorrência por meio do https://delegaciaonline.sesp.es.gov.br

De forma bem didática, a cartilha guia o usuário em como proceder para que sua ocorrência seja registrada na plataforma e, em seguida, encaminhada até uma das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) para ser investigada.

Segundo a chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, delegada Cláudia Dematté, a iniciativa de criar esse serviço tem o objetivo de garantir a segurança da vítima para que ela não precise se deslocar até uma Unidade Policial e se expor ao vírus. “Diante desse cenário de excepcionalidade, essa foi uma maneira que nós encontramos para evitar qualquer subnotificação em razão de dúvidas ou dificuldades no registro por parte das vítimas e garantir que elas tenham o seu direito de registro da ocorrência para narrar a violência por ela sofrida e solicitar providências legais”, destacou.

 

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