Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,116

PDT deve confirmar Nelton Friedrich ao governo do Paraná no domingo

O PDT deve confirmar neste domingo, 05, o nome do ex-deputado federal e ex-diretor da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, ao governo do Paraná. Ele deve assumir a vaga no lugar de Osmar Dias que alegou problemas familiares – o irmão Alvaro Dias sairá candidato à presidente pelo Podemos e ao fechar com o PSC negou o apoio a ele – e deixou a disputa na tarde de sexta-feira, 03.

Osmar estava bem cotado nas pesquisas – era o segundo colocado – mas com sua saída, o caminho ficou mais livre para a disputa de dois integrantes do governo Beto Richa, Ratinho Júnior (PSD), ex-secretário, e Cida Borghetti (PP), vice e atual governadora. O ex-prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet também foi citado, na convenção ocorrida na tarde de sábado, 04, em Curitiba, mas deve se manter candidato à Câmara Federal.

O presidente nacional do partido, Carlos Lupi, lamentou, mas acredita que o partido vai encontrar a melhor solução. Além disso, o partido quer dar mais espaço para o candidato a presidente Ciro Gomes. “Eu defendo a candidatura de Nelton Friedrich, mas vamos submeter à vontade da maioria, queremos abrir esse palanque para o Ciro Gomes, que tem o melhor projeto para o País”, disse.

“Houve uma situação de dificuldade com o irmão, ele se sentiu frustrado, em situação de isolamento e temos que respeitar as decisões individuais dele, havia problema familiar bem grave, então fica bem difícil opinar sobre a família dos outros, uma decisão unilateral, individual, temos que respeitar e olhar pra frente”, disse.

Para Lupi, o partido está preparado para uma candidatura própria, ainda que Osmar reunisse as melhores condições. “O projeto já está pronto, inclusive o Nelton trabalhou nele, mas claro, o Osmar era um nome forte, liderava as pesquisas, é mais difícil”.

Com relação à base partidária, pega de surpresa pelo anúncio, Lupi disse ter havido muita tristeza, pois era um projeto ao qual todos estavam animados. “Foi recebida com tristeza, surpresa, mas nada que o tempo não possa resolver”, comentou.

Na opinião de Nelton, o PDT tenta romper a atual situação do estado, em que os dois principais candidatos participaram do governo de Beto Richa, envolvido em escândalos de corrupção. “Eles são do mesmo ninho, como a gente vai ficar quieto, pois se são do mesmo ninho são co-responsáveis pelo que aconteceu por omissão ou por ação”, concluiu. O ex-prefeito Gustavo Fruet disse que o projeto nacional não deve ser colocado de lado e que as candidaturas devem fortalecer isso.

“Nessas 24 horas o diálogo está aberto com as lideranças dos principais partidos e agora com essa mudança, a saída de Osmar, a prioridade passará a ser a candidatura nacional e aliança local, tem como objetivo principalmente, defender o projeto nacional”, disse.

Osmar também deixou a direção estadual do partido e André Menegoto estará à frente da legenda. “Não há dissolução, o que há é que temporariamente ele (Osmar) se afasta e vai responder um novo presidente durante o processo eleitoral até o fim das eleições. Nós temos prazos e vamos reunir as forças políticas para decidir até amanhã”, disse.

Julio Cesar Lima
Estadao Conteudo
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas